Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Impressionismo é tema de exposição

Redação - Folha do Paraná
16 out 2001 às 10:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
A abertura da exposição será às 20 horas, no Sesc Paranaguá, e contará com vernissage e uma palestra proferida pela artista plástica Beni Moura, enfocando temas como: "Conceito de Impressionismo e a sua história", "Exemplos de Impressionismo na coleção pública brasileira" e "Reflexos do Impressionismo na Europa e no Brasil".
Considerado o divisor de águas entre os séculos 19 e 20, o Impressionismo é um dos mais belos movimentos artísticos surgidos no final do penúltimo século, na França. Uma das características dos artistas do Impressionismo é a recusa à arte acadêmica, ensinada nas escolas de artes de toda a Europa. Para contrapor-se ao ideal clássico, os impressionistas abandonaram as formas fixas de se pensar a arte e as normas pelas quais a arte clássica se fazia reconhecer. Além disso, suas obras tinham como objeto de trabalho as cenas da natureza ou paisagens e eram carregadas de uma grande dose de subjetivismo; isso porque a obra precisaria ser mais do que uma espécie de 'fotografia', mas uma representação carregada de significados, detalhes e complexidades.
Tendo inúmeros desdobramentos, o Impressionismo influenciou extraordinariamente outras correntes artísticas no século passado. A exposição é uma ótima oportunidade para se ver e saber mais a respeito dos trabalhos de artistas famosos como Claude Monet, Edoaurd Manet, Louis Boudin, Hillarie Degas, Pierre-August Renoir, Belmiro de Almeida, Georgina de Albuquerque e outros tantos.
Exposição "Impressionismo - História e seus reflexos", desta terça-feira, às 20 horas, a 26 de outubro, de 8 às 21 horas, no Salão Social do Sesc Paranaguá. Informações: (41) 423-3200.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo