Um clube para cegos é o local onde se encontram três homens com diferentes histórias, numa situação que envolve ambição, dúvidas, medos e traições. Um ambiente exclusivo, emancipado do mundo que enxerga.
Mentira ou não, é a conjuntura que os personagens escolheram para viver, acreditar e se orgulhar. Esse é o ponto de partida do espetáculo ''La Bohemia'', criação do grupo argentino que leva o mesmo nome da peça, em cartaz nesta quinta e sexta, 20 e 21 de maio, no Festival Internacional de Londrina, com apresentações às 21h30, na Casa da Cultura.
Em ''La Bohemia'', o clube para cegos tem como associados Sosa e Romero. Certa noite, Romero cego há 15 anos e muito ressentido por isso fazia propaganda pela cidade de um curso de braile que poderia reativar o clube e encontrou um interessado. IbaÀez, que acabara de perder a visão, estava disposto a pagar dez pesos pelas aulas e entrar para o clube, cuja sede é um dormitório.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Este espetáculo apresenta a cegueira como condição de vida dos personagens, sem fazer reflexões sobre a situação das pessoas que não enxergam e evitando a percepção dos que podem ver.
''Não tínhamos o interesse de falar sobre o padecimento dos cegos. Além da imagem interessante teatralmente que possibilita expressividade para os atores, essa idéia gerava uma associação temática e poética estimulante para qualquer um deles.
Queríamos contar a história a partir de um mundo autônomo e através de uma linguagem similar. Os personagens vivem essa situação dramática e narrativa de forma autônoma'', esclarece o diretor e dramaturgo Sergio Boris.
Ele conta os conflitos dos personagens, que são mesquinhos e ambiciosos, envolvem uma relação ambígua de sexualidade. ''Isso pode estar ligado a um fator de aprisionamento e não à opção sexual'', diz.
Sergio Boris explica que a montagem consumiu dois anos de ensaios, num processo colaborativo. Este primeiro trabalho do La Bohemia estreou em 2001, em Buenos Aires.
Serviço:
''La Bohemia''
Espetáculo do grupo La Bohemia, da Argentina
Data: 20 e 21 de maio
Horário: 21h30
Local: Casa de Cultura
Dramaturgia e direção: Sergio Boris.
Elenco: Dario Levy, Martín Kahan e Daniel Kargieman.
Cenário e figurino: Gabriela Fernández.
Assistente de direção: Adrián Silver.