Ao sancionar a lei que amplia o ensino fundamental de oito para nove anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a medida vai beneficiar principalmente os estudantes de baixa renda. O presidente argumentou, durante assinatura da lei, que a medida estende para milhões de crianças pobres o direito que algumas outras crianças já tinham, de poder se preparar antes de entrar no ensino fundamental. As informações são da Agência Brasil.
Com a ampliação, a entrada das crianças na escola começa aos seis anos de idade. A lei estabelece que estados, municípios e o Distrito Federal terão prazo até 2010 para se adequar à mudança. Atualmente, mais de mil municípios em 12 estados já adotam o ensino fundamental de nove anos, atendendo um total de 8,1 milhões de alunos segundo dados preliminares do Censo Escolar 2005.
Lula sancionou também a lei que prevê a concessão de bolsas de estudo e pesquisa para professores da educação básica que participam de cursos de formação. As bolsas serão mensais e estão divididas em quatro valores, de acordo com o programa de formação, variando de R$ 100 a R$ 1,2 mil.