A relação entre as sociedades indígenas e os colonizadores não conta apenas com os brancos colonizando os índios. O inverso também ocorre. Os índios pacificam os brancos. Nas três últimas décadas, estudos realizados no norte-amazônico demonstram como as sociedades indígenas transformam e reprocessam as situações de contato com os brancos. O livro ''Pacificando o Branco - Cosmologias do contato Norte-Amazônico'', lançado pela Imprensa Oficial de São Paulo, reúne o trabalho de um grupo de antropólogos que trabalham com culturas indígenas do norte da amazônia. Eles explicam através de artigos como 16 grupos da região interpretam os brancos.
A proposta do livro é mostrar a forma pela qual os brancos são compreendidos. De forma fecunda e diversa, os autores analisam cosmologias de contato e a maneira pela qual essas sociedades se apropriam da história e do mundo contemporâneo.
A pesquisa foi feita por antropólogos brasileiros, franceses, norte-americanos e ingleses e engloba 16 grupos étnicos da região (exceto os Arara), incluindo os países limítrofes Guiana Francesa e Venezuela. Todos os grupos têm experiências interétnicas diversas. Alguns, como os Waimiri-Atroari e Arara, fizeram contato em décadas recentes; outros (Baniwa e Makuxi) tiveram seus antepassados escravizados no século XVIII.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
"Pacificando o Branco - cosmologias do contato no norte-amazônico", organizado por Bruce Albert e Alcida Rita Ramos; co-edição Imprensa Oficial/Editora Unesp e Institut de Recherche pour le développement (IRD), 538 páginas, R$ 110,00. O livro pode ser adquirido na livraria virtual da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br) ou pelo telefone 0800-123401
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.