Shows e concertos musicais de graça, de vários gêneros e ritmos, em diversos pontos da cidade. É o que prevê a programação do ''Dia Internacional da Música'', comemorado neste sábado pelo terceiro ano consecutivo em Londrina, desta vez sem apoio de verbas oficiais.
A maratona dos sons começa às 9 horas da manhã com o forró da Paraíba Banda Show na Concha Acústica e se estende noite adentro pelos palcos de alguns bares da cidade ocupando ainda o Calçadão, o Museu Histórico, os shopping centers, o Caic da Zona Sul e outros locais.
O ''Dia Internacional da Música'' foi institucionalizada em 1982 pelo então Ministro da Cultura da França, Jack Lang, com o objetivo de saudar a chegada do verão europeu - estação que motiva os moradores do velho continente a passear pelas ruas, frequentar praças e outros lugares públicos. Desde então, foi incorporada ao calendário de eventos em mais de 100 países do globo.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
No Brasil, a festa é organizada em grande parte pelas várias seções da Aliança Francesa. ''Por enquanto, estamos na coordenação do evento. Mas a intenção é que, com o tempo, a iniciativa parta dos próprios artistas e se torne uma manifestação espontânea popular'' - diz Cláudio Dei Ricardi, responsável pelo Departamento Cultural da Aliança Francesa de Londrina.