O secretário de Estado da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana, afirmou nesta terça-feira (30), durante o lançamento da Virada Cultural de Curitiba, na Capela Santa Maria, que Londrina tem boas chances de receber o evento a partir de 2013. Segundo ele, a cidade ficou de fora neste ano por conta de "turbulências políticas".
Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu e Cianorte, além da capital, participam da edição de 2012, entre os dias 10 e 11 de novembro. Mais de 24 horas de shows, espetáculos e intervenções artísticas estão programados para acontecer simultaneamente nas cinco praças escolhidas.
"No momento que iniciamos a discussão do projeto, Londrina vivia uma turbulência política muito grande, por conta da cassação do prefeito, e estava sem uma administração responsável pela área de cultura, que pudesse nos dar garantias mínimas da realização do evento. Por conta disso preferimos fazer em outras, o que não significa que a cidade não possa receber a Virada já no ano que vem", afirmou.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Segundo o secretário, a seleção dos municípios aconteceu com base em uma série de fatores, incluindo a disponibilidade e a estrutura oferecida. "Nós partimos de um orçamento inicial, um recurso que dispúnhamos e, a partir deste recurso, desenhamos e concluímos que podíamos fazer em quatro grandes praças [fora Curitiba]. Procuramos então ouvir os representantes regionais de cultura em todo o estado e, com base na manifestação e no desejo de cada, definimos as que mais teriam condições de realizar a Virada", explicou.
Ele conta, ainda, que a ideia é expandir mais o projeto. "Tenho sim a expectativa de que tenhamos dez ou até mais [cidades em 2013]. A partir dessa edição faremos uma avaliação mais adequada dos resultados obtidos e passaremos a trabalhar com uma perspectiva de orçamento mais realista. É bem possível que o governo invista mais recursos".
Programação
A terceira edição da Virada em Curitiba terá mais de 300 atrações, distribuídas em 95 espaços da cidade. Os músicos Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Kleiton & Kledir, Roberto Menescal, Dudu Nobre, Oswaldinho do Acordeon, Emílio Santiago, Ângela Maria e Cauby Peixoto serão algumas das atrações. Bandas como El Merekumbé, Real Coletivo Dub, Gentileza e Orquestra Sinfônica do Paraná também já confirmaram presença.
As estruturas serão montadas em cinco palcos de rua: Praça da Espanha, Riachuelo, Ruínas, Praça Nossa Senhora de Salete e Boca Maldita. "A expectativa para este ano é enorme, porque é um evento que já deu certo, que funcionou bem, e a cidade recebeu com muita estrutura", disse Viapiana.
A programação completa do evento está disponível no site: http://www.correntecultural.com.br/