Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Londrina tem programação cultural intensa neste fim de semana

N.Com
01 dez 2018 às 16:31
- Sérgio Ranalli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As comemorações do aniversário de Londrina começam, neste sábado (1º), com uma série de atividades culturais em toda a cidade. Serão espetáculos, oficinas, exposições e outras atrações que prosseguem até o dia 10. A programação é um trabalho de articulação da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com projetos patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), instituições culturais e produtores independentes da cidade, e conta com a colaboração de diversos órgãos e secretarias do Município.


Neste sábado (1), a programação começa com uma oficina no Canto do Marl, a sede do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina. A proposta é sensibilizar educadores da rede pública municipal para a importância da memória como patrimônio cultural da cidade. O encontro ocorre das 14h às 17h e as inscrições podem ser feitas neste link.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também às 14h, tem início a programação do Festival Kinoarte de Cinema, com a exibição de 5 produções do estado na competitiva paranaense de curtas. Às 16h será a vez da competitiva londrinense, com 8 curtas-metragens da cidade na disputa. A sessão de abertura do Festival será às 19h, com a exibição do longa "Café com Canela". Às 22h, "A Destruição de Bernardet" encerra o primeiro dia da programação. Todas as sessões desta edição do Festival Kinoarte de Cinema serão gratuitas e ocorrerão no Cine Com-Tour/UEL, que fica no shopping localizado na rua Olímpia, 222, no Jardim Alvorada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sunset

Rock in Rio anuncia shows da banda James, cantor Kingfish, Penélope e Pato Fu

Imagem de destaque
Confira

Rock in Rio anuncia shows de Xande de Pilares, Belo, Pocah, Karol G e Denis DJ

Imagem de destaque
Primeira vez

Banda Nebula é a atração da feira gastronômica da Concha Acústica nesta sexta

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo


O Centro Cultural Sesi/AML, ainda às 14h, recebe uma apresentação de nove roteiros produzidos por alunos do Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do centro, com orientação de Rodrigo Grota. O evento contará com os convidados Jaqueline M. Souza, produtora, oficineira, roteirista e consultora, e William Biagioli, produtor, roteirista e diretor. Ingressos estarão disponíveis gratuitamente meia hora antes no local, que fica na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130.

Publicidade


O Coral HU em Canto, do Hospital Universitário, e o Grupo Vocal Épocas, da Casa de Cultura da UEL, realizam uma apresentação natalina no Camelódromo da Zona Sul, localizado na avenida Guilherme de Almeida, 250, no Parque Ouro Branco. A atividade está marcada para 15h.


A partir das 17h, no Zerão, o VIII Festival de Artes da Escola Primeiro Encontro apresenta o espetáculo "Caneca", sobre o político e revolucionário brasileiro Frei Caneca. A apresentação aberta é dos alunos da turma de teatro de rua da Escola.

Publicidade


O "Sarau das Pretas – Marielle Vive" terá gastronomia popular, samba, discotecagem e microfone aberto para, a partir das 18h, na Vila Usina Cultural. Também haverá trabalhos literários resultantes das oficinas do Coletivo Luiza Mahin, que fomenta discussões e ações de difusão da cultura afro-brasileira em Londrina. O local fica na avenida Duque de Caxias, 4.159.


Na Vila Cultural Triolé, a partir das 19h, será apresentado o resultado final do curso de palhaço para professores, oferecido este ano no espaço. A apresentação mostrará números clássicos e esquetes cômicos da palhaçaria trabalhados durante o curso. A vila fica na rua Etiene Lenoir, 155, na Vila Industrial.

Publicidade


A partir das 20h, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss recebe duas aberturas expositivas. O XXII Salão Nacional de Arte Fotográfica do Foto Clube de Londrina abre com a apresentação de cerca de 100 fotografias escolhidas entre as mais de 470 inscritas, além de entrega de troféus aos três melhores trabalhos, menções honrosas e prêmios especiais. A exposição prossegue até 28 de fevereiro de 2019. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900.


No mesmo horário será aberta a VIII Mostra Londrix de Vídeo Poema, apresentando videopoemas com temáticas londrinenses. Até o dia 10 de dezembro, além de ver os trabalhos, o público poderá votar na seleção dos finalistas. O resultado final será divulgado em março, durante a programação do Festival Literário de Londrina (Londrix). Será também no Museu Histórico.

Publicidade


Ainda às 20h, a 8ª Mostra de Música de Câmara abre uma série de apresentações em igrejas com um concerto no Salão Paroquial do Distrito de São Luiz. A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que comemora 20 anos, apresentará obras de Corelli, Vivaldi, Tartini, Mozart e uma coletânea natalina.


Exposições – Durante todo o dia, a população poderá visitar exposições em espaços culturais da cidade. O Museu Histórico apresenta uma mostra sobre a trajetória de 50 anos da Banda Marcial Marcelino Champagnat, com troféus, uniformes estandartes e matérias do grupo. A exposição fica aberta das 9h às 11h30 e 13h30 às 17h, até o dia 19 de dezembro.

Publicidade


Marcando os 130 anos da abolição da escravatura, a exposição "O Grito Londrinense", do artista Marcos Costa, apresenta um ensaio fotográfico feito com homens e mulheres negros de Londrina. As fotos foram inspiradas na obra "O Grito", de Edvard Munch, e mostram um grito simbólico contra o racismo. O Centro Cultural Sesi/AML recebe a mostra até o dia 13 de dezembro. No sábado, abre das 13h às 20h.


A exposição ao ar livre "Quarteirão das Artes" expõe trabalhos de grafiteiros de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. O trabalho é resultado do Festival de Grafite Quarteirão das Artes, realizado em junho, com o objetivo de valorizar o entorno do Marco Zero de Londrina. A exposição permanente fica na avenida Martiniano do Valle Filho, atrás do Boulevard Londrina Shopping.

Publicidade


Domingo – No dia 2, a 8ª Mostra de Música de Câmara dá seguimento ao circuito de apresentações em igrejas. O concerto da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina será no auditório da Primeira Igreja Batista de Londrina, na avenida Paraná, 76, às 17h.


Às 17h30, o Zerão recebe "Imprudências Poéticas", um espetáculo de extensão do 16º Festival de Dança de Londrina. Bailarinos e atores da Cia dos Pés, de São José do Rio Preto (SP), erguem-se em um guindaste de 84 metros, em uma apresentação que aborda temas como especulação imobiliária, ganância, ódio às diferenças, negação do outro, fome e competitividade.


A programação de domingo encerra com "Lunavi", da atriz londrinense Bruna Campagnolo. É a história de uma noite em que a lua estava tão cheia que explodiu, espalhando estilhaços por todos os cantos da Terra e originando um misterioso ser chamado Lunavi. A peça é inspirada nos contos "A Distância da Lua" e "As Filhas da Lua", do escritor Italo Calvino. A apresentação será na Vila Cultural Triolé, às 19h.


Segunda-feira – A programação do dia 3 começa no Calçadão, com um concerto didático realizado pela Orquestra de Câmara e o Coral da Associação Solidariedade Sempre. A instituição oportuniza experiências e conhecimentos musicais a jovens em situação de desproteção social. A apresentação será às 10h, em frente ao Branco do Brasil.


A partir das 14h, o Hospital Infantil recebe uma visita dos palhaços do Plantão Sorriso, que promove momentos de descontração, risos e brincadeiras para as crianças internadas, pais e toda a equipe de saúde. O projeto atua em Londrina há 22 anos e visita semanalmente sete hospitais da cidade.


No mesmo horário, a Prefeitura de Londrina recebe o Assalto Literário. Na atividade, integrantes da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Cia AARPA) abordam as pessoas para declamar poesias e entregar livros de presente. O objetivo é despertar o interesse da comunidade pela leitura.

A programação termina com duas apresentações do VIII Festival de Artes Primeiro Encontro, a partir das 20h, na Divisão de Artes Cênicas da UEL. A abertura será com o espetáculo "em-Pulso", uma cena de teatro contemporâneo que gira em torno do verbo cair. Em seguida, apresentam-se quatro alunos da turma de contação de histórias da Escola Primeiro Encontro. O local fica na avenida Duque de Caxias, 3.391. Os ingressos custam R$ 20 para atividades individuais ou R$ 40 com validade para todo o Festival.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade