Sem contar com o tradicional desfile das escolas de samba em 2011, Londrina voltará a ter o festejo em 2012. Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Cultura liberou recursos para quatro agremiações que desfilarão no próximo carnaval. O local das apresentações ainda não foi definido.
O grupo de agraciados pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Culturais (Feproc) é formado pelos proponentes ''Alegria na Passarela'', ''Explode Coração'', ''Gaviões Londrinenses'' e ''Criando Ritmos e Realizando Fantasias''. Os projetos recebem cifras que variam entre R$ 26.500,00 e R$ 26.900,00.
No ano passado, alegando falhas na documentação a pasta recusou o pedido protocolado pela Liga das Escolas de Samba de Londrina. Sem o dinheiro, o desfile não foi realizado.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Desta vez, as solicitações de apoio financeiro foram feitas e analisadas individualmente. ''No ano passado o projeto apresentado pela Liga não foi aprovado e a Liga inabilitada. Neste ano, as escolas fizeram pedidos separadamente'', explica o secretário interino de Cultura, José Alegro. Leonardo Ramos, titular do cargo, está de férias.
Sobre o local que receberá a festa, ainda não há definição. Como a prefeitura limitou a sua participação ao apoio às escolas, a infraestrutura terá que ser bancada pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), que busca recursos junto ao Ministério da Cultura. Se a iniciativa for adiante, o Autódromo Internacional Ayrton Senna desponta como favorito.