A cidade histórica de Ouro Preto, ameaçada de perder o título de patrimônio mundial da humanidade, concedido pela Unesco, em 1980, recebeu a notícia de que o Ministério da Cultura vai lançar nesta terça edital de licitação para financiamento da restauração dos imóveis do centro histórico.
Diante de mais de dez mil pessoas que se aglomeraram para comemorar o Dia de Tiradentes, na segunda-feira, o presidente Luiz inácio Lula da Silva garantiu que o governo federal vai intervir para que o patrimônio histórico brasileiro seja preservado em Ouro Preto.
Lula adiantou que nos dias 28 e 29 de abril o ministro da Cultura, Gilberto Gil, irá pessoalmente à cidade com sua equipe de trabalho para analisar o que pode ser feito em benefício dos monumentos históricos.
Leia mais:
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Entre as ações previstas pelo Ministério está a restauração dos museus da Inconfidência, dos governadores e de Aleijadinho. O Ministério pretende disponibilizar cerca der R$ 12 milhões para a cidade.
O presidente também anunciou que a estrada de ferro que liga Ouro Preto ao município de Mariana será recuperada. As obras serão financiadas pela Vale do Rio Doce e têm como objetivo principal revitalizar o turismo na região.