Os menores de rua, problema social que atinge as grandes cidades de todo o mundo, foram retratados pela artista plástica Silvia Folloni, em 40 trabalhos em grande dimensões (1,70 a 2,10 metros de altura por 1,5 metro de largura), que estão expostos no Shopping Novo Batel, onde permanecem até o dia 26.
A artista utilizou a técnica de pastel a óleo sobre papel kraft numa forma inovadora de exposição. Daqui os desenhos seguem para outras cidades do país e, provavelmente, para Paris.
O trabalho é resultado de pesquisa que a artista desenvolveu nos últimos anos e retrata uma das mais perversas mazelas sociais da atualidade. O cuidado da artista no desenvolvimento e apresentação de "Meninos de Rua" em desenhos também está presente na escolha do material utilizado e na forma inovadora de apresentá-los.
Leia mais:
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
A estrutura utilizada para expor os desenhos traduz a busca de uma harmonia entre o tema tratado e o contexto da exposição. "Assim como os meninos de rua são frágeis, desprotegidos e ao mesmo tempo rudes e temidos, os trabalhos estão expostos com leveza e fragilidade em contraste com a crueza do material", comenta Silvia.
Os desenhos foram tratados com verniz e então fixados em cavaletes de ferro com tirantes elásticos presos a botões. O resultado é de uma leveza forte e expressiva.
Serviço: Exposição "Meninos de Rua" da artista plástica Silvia Folloni, no piso térreo do Shopping Novo Batel, até o dia 26, das 10h às 22 horas.