Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
hip hop

Ministro Gil lamenta morte do rapper Preto Ghoez

Redação Bonde
11 set 2004 às 13:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, divulgou nota nesta sexta-feira lamentando a morte do rapper Preto Ghoez, 31, vítima de acidente de automóvel quinta-feira à noite, em Santa Catarina.

Poeta e rapper maranhense, vocalista do grupo Clã Nordetino, Ghoez era um dos líderes do Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MHHOB), uma das organizações nacionais do setor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É uma imensa perda. Como artista, líder e articulador talentoso do Hip Hop, Ghóez deixou um trabalho sedimentado, voltado para a construção de políticas para a juventude brasileira. Ele era uma inteligência a serviço dessa revolução silenciosa que os grupos culturais promovem hoje nas centenas de periferias do país", afirmou Gil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Nascido em São Luís do Maranhão, o rapper passou parte da infância nos mangues, vivendo da pesca de caranguejos. Foi interno da Febem. Desenvolveu ali seu trabalho musical e, a partir daí, ajudou a organizar o movimento Hip Hop nas regiões Norte e Nordeste.

Publicidade


Ghoez foi idealizador, em parceria com o MinC, do projeto "Fome de Livro na Quebrada", que será implantado a partir de outubro em oito estados do Brasil.


"Era um intelectual orgânico das periferias brasileiras, dos grotões. Sua compreensão da cultura era ampla. Defendia o rap como variação do repente e dos ritmos nordestinos. Tenho certeza que o movimento que ele ajudou a construir continuará vivo" disse ainda o ministro.

Publicidade


O subsecretário de Articulação Social da Secretária Geral da Presidência da República, Beto Cury, também lamentou hoje a morte de Preto Ghoez. "Perde o Hip-Hop. Perde-se um militante cultural e social", disse Cury.


Há três meses, Ghoez também integrava um grupo de trabalho destinado a desenvolver parcerias entre ações do governo e o movimento Hip-Hop. O grupo, criado a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é composto de representantes do movimento Hip-Hop de todo o país, além de membros do governo.

No fim de semana, o corpo de Ghoez deve ser transportado para São Luís, onde será enterrado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo