O artista e fotógrafo paranaense Frederico Medeiros abre na sexta-feira a exposição fotográfica "2 Tempos", que vai ocupar os dois andares do Museu da Imagem e do Som (MIS). A exposição terá fotos de peças teatrais e de nus artísticos e faz parte da programação paralela ao Festival de Teatro de Curitiba.
O andar térreo do museu vai abrigarr o ensaio "Retrospectiva Teatral", que reúne 20 fotos produzidas num período de quatro anos e mostra 13 espetáculos com os maiores diretores e produtores do teatro paranaense. Um trabalho em que Frederico concilia sua admiração pelo teatro e fotografia.
No segundo andar, o artista vai mostrar o ensaio "Antropofagia", um conjunto de 11 fotos de nu artístico com uma pitada de erotismo, plasticamente trabalhadas, com as atrizes Guta Borges e Guta Ruiz. Trata-se de uma pesquisa de linguagem artística mais profunda, em que o fotógrafo traz para o mundo do sentimento e das sensações um termo comum aplicado à arte (antropofagia).
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Numa outra versão da "Caverna de Platão", Frederico preparou para o público um ambiente especial, onde cada espectador irá apreciar o trabalho à luz de velas, simbolizando assim um percurso traçado para se conhecer uma outra verdade. Essa pesquisa surge com a idéia de que a fotografia se limita ao visual, e de que para ocorrer um diálogo maior entre o público e a obra é necessária uma ambientação envolvente.
Para isso, o ensaio conta também com música especialmente desenvolvida, com letra de Caeli Gobbato, melodia e produção de Jorge Falcon e voz de Iria Braga, que vai ocorrer apenas durante a vernisage.
O artista - Frederico Medeiros, carioca de nascimento, reside em Curitiba há 15 anos. Fotógrafo profissional, cursou Desenho Industrial no Cefet/PR e formou-se em Gravura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atualmente cursa Psicologia na Universidade Federal do Paraná.
Em 2001 participou de exposições fotográficas no MIS, Memorial de Curitiba e na Casa Vermelha. Fotografou várias peças teatrais com os mais importantes diretores e produtores de Curitiba como Edson Bueno, Regina Vogue, Chico Penafiel, Isidoro Diniz, Maurício Vogue, Márcio Mattana e Nena Inouê, entre outros.
Serviço: Exposição fotográfica de Frederico Medeiros
Abertura: Dia 15/03 às 19 horas. A exposição vai até o dia 15/04
Local: Museu da Imagem e do Som
End.: Rua Barão do Rio Branco, 395
Entrada: Franca
Horário: de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas