Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Literatura

Moacyr Scliar é o novo "imortal" da ABL

Redação - Bonde
31 jul 2003 às 17:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O médico e escritor gaúcho Moacyr Scliar é o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras. Nesta terça-feira, ele foi eleito com 35 dos 36 votos possíveis para a cadeira nº 31, que pertencia ao romancista mineiro Geraldo França de Lima, que morreu em março.

Concorriam à vaga os escritores Diógenes Magalhães e Paulo Hirano. Oliveiros Litrento retirou sua candidatura para que Scliar pudesse ganhar por unanimidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


31 votos foram enviados por carta e cinco "imortais" votaram na própria ABL. Houve apenas um voto em branco. Os últimos imortais eleitos --Alfredo Bosi e Ana Maria Machado-- não votaram nesta eleição porque ainda não tomaram posse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Scliar foi o primeiro escritor a se candidatar para a vaga, ao enviar uma carta à Academia uma semana após a morte de Geraldo França de Lima. Nos últimos dias da disputa, foram entregues aos integrantes da ABL 40 mil assinaturas favoráveis a Scliar, recolhidas em Porto Alegre.

Moacyr Scliar é autor de 53 obras, entre romances, ensaios, contos e artigos. Entre os prêmios que recebeu, estão o Jabuti, pelo livro "A Mulher que Escreveu a Bíblia", e o internacional Casa de las Américas pela coletânea de crônicas "A Orelha de Van Gogh".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo