Uma profunda observação do cotidiano doméstico se transformou numa exposição individual pelas mãos do artista plástico paulista João Loureiro. O resultado poderá ser conferido a partir de hoje na Ybakatu Espaço de Arte, em Curitiba, onde a mostra permanecerá até o dia 28 de julho.
São armários, pés de cama, mesas de sinuca, puffs e outros objetos domésticos, transformados em obras de arte. "Meu processo de pesquisa busca não apenas as referências familiares destes objetos, mas o relacionamento, a mecânica deles com as pessoas", explica o artista.
Sua pesquisa sobre o tema, que iniciou há seis anos, provoca uma reflexão sobre atos corriqueiros, como o simples abrir de uma porta. "Muitas vezes nem nos concientizamos desta nossa relação com os objetos", filosofa o artista.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Ao todo, estarão na Ybakatu três esculturas, quatro desenhos e um "site-specific", trabalho desenvolvido pelo artista especialmente para um dos espaços da galeria. "É muito interessante o fato desta galeria ter sido montada numa antiga residência", justifica.
Para valorizar o espaço, ele criou o "site-specific" na sala onde hoje funciona o escritório da galeria. O trabalho faz uma referência a um dossel, espécie de teto em camas antigas, e a lareira da sala. O efeito final resulta numa espécie de fumaça, que segundo o artista, confere um "peso histórico" ao local.
Todos os trabalhos são confeccionados em materiais industrializados, como chapas, laminados, PVC, feltro e borracha, que permitem ao espectador perceber claramente o processo de elaboração dos mesmos.
A mostra é composta ainda por quatro desenhos, que ajudam a "construir" um dos ambientes. Loureiro comenta com ênfase a importância que o desenho tem em toda a sua obra. "Começo meus trabalhos a partir deles e muitas vezes continuo desenhando durante o desenvolvimento das esculturas. Posso também permanecer desenhando depois que a obra já está concluída", conta.
A exposição que será aberta hoje em Curitiba ainda é inédita no País. Apenas algumas obras já foram apresentadas, como a "Fliperama I" e "Fliperama II", que estiveram recentemente expostas na Casa das Rosas, em São Paulo.
Serviço: A exposição individual do artista João Loureiro abre hoje, às 20 horas, na Ybakatu Espaço de Arte (Rua Itupava, 414, Alto da XV, fone 41-264-4752). A mostra poderá ser vista até o dia 28 de julho, de terça a sexta-feira das 14 às 19 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.