Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta terça-feira

Mostra Palmares marca o Dia da Consciência Negra

Redação Bonde com N.Com
19 nov 2018 às 08:55
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As atividades de celebração do Mês da Consciência Negra continuam com a abertura da 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares. Com a proposta de promover a igualdade racial, a exposição coletiva chega ao Museu de Arte nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, a partir das 18h, acompanhada por um espetáculo musical criado especialmente para o evento. O museu fica na rua Sergipe, 640, centro. A entrada é gratuita.

Realizada pelo Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (Imecab), esta edição apresenta trabalhos em pintura, escultura e gravura de 19 artistas das cidades de Londrina, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O curador da exposição, Raphael Menten, destacou que as obras buscam retratar a figura do negro como herói. "Sabemos que, ainda hoje, existe muito preconceito contra a cultura afro-brasileira. As obras tentam mostrar como o negro se contrapõe a isso, por meio de suas identidades e memórias pessoais", comentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a abertura oficial, ainda na terça (20), o público poderá assistir a uma apresentação do musical "Cores", que reflete sobre a influência dos negros em diversos gêneros musicais do Brasil e do mundo. O espetáculo é uma composição coletiva do movimento negro londrinense e integra a 2ª Mostra de Música Afro-Brasileira, uma programação especial da Mostra dedicada à criação artística musical. A apresentação está marcada para as 19h30.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Chapéu de Adel"

Palhaça Adelaide realiza mini mostra para crianças na Vila Cultural Triolé neste fim de semana

Imagem de destaque
Confira"

Veja como assistir ao show da Madonna no Rio em barco com open bar, DJ e comida

Imagem de destaque

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves

Imagem de destaque
Começa na Califórnia

Shakira anuncia turnê para novembro em participação surpresa no Coachella


Para o presidente do Imecab e organizador da Mostra, Vagner Nogueira, a importância da exposição vai além do objetivo principal, que é promover a igualdade. "Outro objetivo é falar também sobre a importância da mistura étnica, já que a mostra não é restrita somente a artistas negros. Essa abertura se manifesta, por exemplo, na liberdade dada aos artistas para desenvolverem suas técnicas", explicou.


A 33ª Mostra Afro-Brasileira Palmares ficará no Museu de Arte de Londrina até 31 de dezembro. O espaço abre de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.

A Mostra – Antes chamada Mostra Zumbi dos Palmares, a exposição é reconhecida por artistas do circuito de artes plásticas como um dos eventos mais significativos e de prospecção da cultura negra no Brasil. Desde a primeira edição, em 1986, a mostra já recebeu artistas de países como Portugal, Moçambique, Finlândia, Japão, Rússia, Cabo Verde, Alemanha e Uruguai.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade