Já está definida a data da inauguração do Novo Museu Paranaense: 19 de dezembro. A partir do dia 14 deste mês, o museu será fechado para a mudança. Os funcionários farão a transferência do acervo, composto por 320 mil peças, da sede atual, na Praça Generoso Marques, para o Palácio São Francisco, no bairro Alto São Francisco.
A nova e definitiva sede, que possui uma área três vezes maior que a atual, está recebendo investimentos de R$ 5 milhões. Ao todo serão 4.547 metros quadrados, dotados de modernas instalações, incluindo um café.
Primeiro museu do Paraná e terceiro do Brasil, o acervo do Museu Paranaense inclui objetos e documentos das áreas de arqueologia, etnologia, história e biblioteca. Sua importância pode ser medida ainda pelo número de visitantes que recebe. Em 2001 foram cerca de 65 mil visitantes e nos oito primeiros meses de 2002, o número de visitas chegou a 48 mil.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Na antiga sede do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, o Museu Paranaense ficou instalado por 27 anos. Sua primeira sede foi na Praça Zacarias, ou Largo da Fonte, em 1876.