Mais de 1,2 mil museus em todo o país participam a partir desta segunda-feira (16) das comemorações do Dia Internacional de Museus, lembrado na quarta-feira (18). Estão programadas visitas guiadas, exposições, seminários e outras atividades culturais. As atividades fazem parte da 14ª Semana Nacional de Museus, que vai até o domingo (22). O tema "Museus e Paisagens Culturais" tem como objetivo reforçar a influência das cidades nas representações artísticas.
A semana é uma temporada cultural que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional de museus. Para lembrar o dia, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida todos os museus do país a promoverem atividades especiais durante o período. Ocorrerão simultaneamente cerca de 3,7 mil atividades em museus por todo o país. A escolha do tema foi feita pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e será o tema também da 24ª Conferência Geral do ICOM, que ocorre em Milão em julho.
Segundo a chefe de Promoção Museal do Ibram, Sylvana Lobo, o evento apresenta o externo como cultura, trazendo a cidade como tema principal. "Este ano o tema escolhido foi 'Museus e Paisagens Culturais', e isso vem reforçar o papel sociocultural dos museus, uma forma de chamar os museus para abrir as portas aos contextos externos, um convite para que o território seja compreendido como importância cultural vital."
Museu Histórico de Londrina
Com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para a Semana Nacional de Museus "Museus e Paisagens Culturais", inicia no dia 17 de maio até o dia 22 de maio, a Semana Nacional de Museus juntamente com a Semana do Café. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, desenvolvem em todas as Regiões do Brasil, uma programação especial em prol dessa data.
Leia mais:
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Nesse ano a programação está repleta de eventos na área cultural e educacional. O objetivo é convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema. Para o IBRAM a Semana Nacional de Museus é uma forma de promoção e divulgação da imagem e das ações desenvolvidas pelos museus brasileiros. O Museu Histórico de Londrina participa todos os anos e neste ano contará com a parceria da Associação Rota do Café nos eventos educacionais e culturais, para compor o tema proposto.
A Semana do Café tem como objetivo valorizar a identidade brasileira, por meio da cafeicultura e do turismo e com isso fortalecer a imagem do Norte do Paraná, promovendo a Rota do Café, enquanto produto turístico e patrimônio regional. Também pretende incentivar e apoiar empreendimentos ligados à cadeia produtiva do turismo, democratizar opções culturais e de entretenimento a toda comunidade, através de atividades no Museu Histórico de Londrina.
Farão parte dessas atividades: Visita às exposições do Museu, Exposições dos atrativos da Rota do Café com cafés especiais e quitutes elaborados na Rota do Café. Haverá espaços como Vitrine Rota do Café e Tenda dos sabores, com atmosfera rural e atrativos, onde os visitantes poderão interagir com o universo do café; Oficinas de café especiais, com os baristas e especialistas ensinando a arte de experimentar café de qualidade; a Café & Arte:com oficinas de arte para crianças, o Cine Café e diversas outras atrações musicais.
As atividades acontecerão no Museu Histórico de Londrina, na Rua Benjamin Constant, 900 – Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641. Em anexo segue programação completa da Semana.