O Museu Histórico de Londrina "Pe. Carlos Weiss", completa 36 anos nesta segunda-feira (18). Como parte da comemoração vai receber 200 kits de maquetes de seu prédio, para recortar e colar. As maquetes serão doadas ao Museu pelo médico Luiz Parrellada, especialista em Patologia Clínica, diretor do Labmed e Labimagem, que tem o "hobby" de construir maquetes desde sua infância. Nos últimos anos, fez a maquete do Museu de Artes de Londrina, com muita aceitação por parte das escolas. As informações são da Agência de Notícias da UEL e site oficial da Museu.
Diante disso, e a pedido da Sociedade Amigos do Museu, fez a maquete do Museu Histórico. Trabalhou durante um ano na elaboração do projeto pois, é feito no computador e todas as peças tem que ter o encaixe perfeito. Para o desenvolvimento desse projeto, contou com a colaboração e patrocínio do Colégio Maxi e Labimagem.
Dr. Parrellada conclui seu curso de Medicina na Espanha, veio para o Brasil e revalidou seu diploma na Universidade Federal de Recife. Chegou em Londrina em 1957, para juntar-se a seus pais que já estavam estabelecidos na cidade desde 1952. Confeccionar maquetes é algo que o faz feliz e realizado pois, segundo ele, quando visita museus em outros países sempre encontra maquetes sendo comercializadas.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
Após a doação que será no dia 18 de setembro, às 15 horas, no Museu Histórico, o diretor do Museu disponibilizará parte dessa doação às Escolas Públicas de Londrina. Dr. Parrellada completa que estará a disposição dos alunos para orientá-los na montagem.
O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.
Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.