Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guerreiros de Xi´an

Museu Oscar Niemeyer recebe mega-exposição chinesa em julho

Redação - Bonde
27 mai 2003 às 17:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As milenares peças da República Popular da China, os "Guerreiros de Xi´an e Tesouros da Cidade Proibida" serão apresentadas aos paranaenses de 1º de julho à 30 agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. A mega-exposição já recebeu 600 mil visitantes em São Paulo, onde permanece até o dia 8 de junho.

O anúncio da vinda da exposição ao Paraná foi feito pela diretora do MON, Maristela Requião, que recebeu nesta terça-feira a missão chinesa e os representantes da BrasilConnects (entidade que organiza e coordena a exposição) para uma visita de estudo e de avaliação do espaço que irá abrigar as peças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, a missão foi recebida no Palácio Iguaçu e em seguida encaminhada às dependências do museu. O grupo integrado pelos chineses Hu Guoqing (Conservador do Palace Museum), Ma Zhixiang (Conservador da Província de Shaanxi), a intérprete Jeane Yange, o gerente do projeto (BrasilConnects) Elisio Yamada e o conservador brasileiro, Raul Carvalho, foi acompanhado pela primeira-dama e pelo arquiteto Oswaldo Cintra, do escritório de Niemeyer.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


"Estamos avaliando as condições de segurança e os equipamentos de controle da temperatura instalados neste espaço", justificou Elisio Yamada. As aproximadamente 400 peças, entre estátuas em terracota (argila), vasos, roupas, quadros, pinturas e utensílios de guerra e domésticos antigos, exigem uma aclimatação especial durante o período em que ficam expostas ao público.

Publicidade


Está prevista uma nova visita de técnicos chineses a Curitiba, para os próximos dias, desta vez para avaliar e ter idéia de como será distribuída a exposição.


Segundo o técnico chinês Hu Guoging, do Palace Museum, o espaço do Museu Oscar Niemeyer é maior do que o da Oca, onde a exposição estava instalada em São Paulo.

Um fato, segundo ele, que possibilita a vinda da China de alguns painéis fotográficos que acompanham os guerreiros e que não integraram a de São Paulo por falta de espaço, além de fitas de vídeos que poderão ser projetadas nas salas de projeções do MON.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo