Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Música clássica: Borgomanero vem de novo a Curitiba

Redação - Folha do Paraná
24 nov 2000 às 11:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no concerto de hoje, no Canal da Música, às 20h30, obras de Mozart, Beethoven, e Sibelius sob a regência de Mário Zaccaro, premiado regente que exerceu o comando dos principais corais líricos do país.

O solista da noite será o violinista Alessandro Borgomanero, que se apresentou pela primeira vez com a OSP em 1986, aos 17 anos, e também tocou com as grandes orquestras filarmônicas da Europa, onde ainda permanece uma boa parte do ano, na Áustria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esta será a quarta vez que Borgomanero toca com a OSP, que ele classifica como uma das mais importantes do Brasil. Borgomanero nasceu em Roma e estudou violino na Bulgária (Sofia) com grandes mestres do instrumento. Ele toca num violino fabricado por Matteo Goffriller em 1725, em Veneza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Na programação, a Orquestra abre a apresentação com "Concerto Para Violino e Lá Maior", de Mozart; "Romanza em Sol Maior", de Beethoven; e em seguida encerra a noite com "Sinfonia Nº2", de Sibelius.

Publicidade


Alessandro Borgomanero formou-se com sucesso em violino, com título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música "Mozarteum" de Salzburg na classe de Ruggiero Ricci. Aperfeiçoou-se com vários grandes mestres, tais como Denesz Zygmundy (Franz Liszt Academy, Budapest), Boris Belkin (Accademia Chigiana, Siena), Salvatore Accardo (Cremona) e Rodolfo Bonucci (Roma).


Apresentou-se como solista com a Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, Virtuosos de Câmara de Salzburg, Orquestra de Câmara de Berlim Sinfonietta Salzburg e com as principais Orquestras Sinfônicas e de Câmara Brasileiras. Como recitalista obteve aclamação da crítica especializada em turnês por vários países, entre os quais Áustria, Grã-Bretanha, Portugal, Alemanha, Itália, Brasil.

Publicidade


Desde 1995 é integrante do Mozarteum Strings Quartet e do Salzburg Chamber Trio com os quais participou de viagens e gravações para rádio e CD na Áustria, Japão, Espanha, Argentina, Peru e Brasil. Atualmente alterna sua atividade musical na Europa com a de professor de violino e viola na Universidade Federal de Goiás (UFG).


Mário Zaccaro ingressou no Theatro Municipal de São Paulo em 1977 como cantor lírico. Ocupou posteriormente os cargos de Pianista e Regente Assistente do Coral lírico sendo atualmente seu Regente Titular. Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Regente Coral de 1997 e o Coral Lírico, sob seu comando, foi agraciado como melhor Conjunto Coral da APCA em 1996, tendo recebido o II Prêmio Carlos Gomes, categoria Ópera, em 1997.


Desde janeiro de 1998 é Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, dirigida pelo Maestro Isaac Karabtchevsky. Foi Diretor Artístico da Orquestra Jazz Sinfônica em 1991 e 1992, quando apresentou várias composições e arranjos orquestrais junto a grandes artistas da MPB. Mário Zaccaro tem se apresentado em inúmeros concertos frente à Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, hoje, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Pernetta, 695 - Mercês).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo