A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no concerto de hoje, no Canal da Música, às 20h30, obras de Mozart, Beethoven, e Sibelius sob a regência de Mário Zaccaro, premiado regente que exerceu o comando dos principais corais líricos do país.
O solista da noite será o violinista Alessandro Borgomanero, que se apresentou pela primeira vez com a OSP em 1986, aos 17 anos, e também tocou com as grandes orquestras filarmônicas da Europa, onde ainda permanece uma boa parte do ano, na Áustria.
Esta será a quarta vez que Borgomanero toca com a OSP, que ele classifica como uma das mais importantes do Brasil. Borgomanero nasceu em Roma e estudou violino na Bulgária (Sofia) com grandes mestres do instrumento. Ele toca num violino fabricado por Matteo Goffriller em 1725, em Veneza.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Na programação, a Orquestra abre a apresentação com "Concerto Para Violino e Lá Maior", de Mozart; "Romanza em Sol Maior", de Beethoven; e em seguida encerra a noite com "Sinfonia Nº2", de Sibelius.
Alessandro Borgomanero formou-se com sucesso em violino, com título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música "Mozarteum" de Salzburg na classe de Ruggiero Ricci. Aperfeiçoou-se com vários grandes mestres, tais como Denesz Zygmundy (Franz Liszt Academy, Budapest), Boris Belkin (Accademia Chigiana, Siena), Salvatore Accardo (Cremona) e Rodolfo Bonucci (Roma).
Apresentou-se como solista com a Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, Virtuosos de Câmara de Salzburg, Orquestra de Câmara de Berlim Sinfonietta Salzburg e com as principais Orquestras Sinfônicas e de Câmara Brasileiras. Como recitalista obteve aclamação da crítica especializada em turnês por vários países, entre os quais Áustria, Grã-Bretanha, Portugal, Alemanha, Itália, Brasil.
Desde 1995 é integrante do Mozarteum Strings Quartet e do Salzburg Chamber Trio com os quais participou de viagens e gravações para rádio e CD na Áustria, Japão, Espanha, Argentina, Peru e Brasil. Atualmente alterna sua atividade musical na Europa com a de professor de violino e viola na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Mário Zaccaro ingressou no Theatro Municipal de São Paulo em 1977 como cantor lírico. Ocupou posteriormente os cargos de Pianista e Regente Assistente do Coral lírico sendo atualmente seu Regente Titular. Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Regente Coral de 1997 e o Coral Lírico, sob seu comando, foi agraciado como melhor Conjunto Coral da APCA em 1996, tendo recebido o II Prêmio Carlos Gomes, categoria Ópera, em 1997.
Desde janeiro de 1998 é Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, dirigida pelo Maestro Isaac Karabtchevsky. Foi Diretor Artístico da Orquestra Jazz Sinfônica em 1991 e 1992, quando apresentou várias composições e arranjos orquestrais junto a grandes artistas da MPB. Mário Zaccaro tem se apresentado em inúmeros concertos frente à Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, hoje, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Pernetta, 695 - Mercês).