Logo mais, às 10 horas, peças do folclore francês, alemão, argentino e brasileiro serão interpretadas por crianças e adolescentes na Rua da Cidadania da Fazendinha. O concerto gratuito faz parte de uma iniciativa da nova gestão da Fundação Cultural de Curitiba: descentralizar os espetáculos da 19ª Oficina de Música de Curitiba, levando-os para a periferia da cidade.
Ao todo são 60 músicos, integrantes das orquestras Jovem de Contagem (MG) e Infanto-Juvenil de Campinas (SP). Os jovens instrumentistas participam de aulas de cordas, sopros e percussão.
A orquestra Infanto-Juvenil da Campinas, criada há três anos, é ligada a Unicamp e foi formada por crianças e adolescentes da comunidade, com idades entre cinco e 14 anos, sem conhecimento prévio em música.
Leia mais:
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
No início, o grupo recebeu formação básica através do Método Suzuki, sem utilizar partituras. Hoje, a orquestra funciona como laboratório para o Instituto de Arte de Campinas. Compositores, regentes e monitores trabalham diretamente com os jovens músicos.
As 33 crianças que integram a Orquestra Jovem de Contagem fazem parte da classe operária local. O grupo, mantido por doações, realiza anualmente cerca de 25 concertos. No ano passado, a orquestra participou do 17º Encontro Muncial de Orquestras Jovens, em Brive-la-Gaillard, na França.
Serviço: O concerto com a Orquestra Infanto-Juvenil de Campinas e com a Orquestra Jovem de Contagem acontece hoje, às 10 horas, na Rua da Cidadania da Fazendinha. A entrada é gratuita.