A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina conquistou dois troféus, ontem à noite, durante a entrega do Prêmio TIM de Música Brasileira. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com o CD ''Imagens Brasileiras'', lançado em 2002, o conjunto arrancou aplausos da platéia ao celebrar a vitória em duas categorias: Melhor CD Erudito e Melhor Projeto Visual.
O Prêmio TIM veio substituir o Prêmio Sharp, criado em 1987 por Maurício Machline e extinto em 1999. ''Foi uma conquista da orquestra e de toda a comunidade londrinense'' - diz o maestro e diretor artístico do grupo Evgueni Ratchev. ''É um grande reconhecimento, especialmente porque foi a primeira vez que um disco erudito gravado fora do eixo Rio-SP ganha o prêmio e também a primeira vez que um trabalho do gênero ganha em projeto gráfico'' - conta a coordenadora Irina Ratcheva.
Na festa, eles foram acompanhados pela violinista Patricia Rusky e pelo contrabaixista Jorge Luiz da Silva, além das designers Elisabeth Yunomae e Cristina Thomé, da agência Visualitá Criação Visual, responsável pela arte da capa e do encarte do CD. ''Estamos muito orgulhosos, porque os concorrentes eram muito fortes'' - completa Irina.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
Na primeira categoria, os Solistas disputaram com o consagrado pianista Nelson Freire (e seu CD ''Chopin: Sonata noº3 Études Op. 25'') e com João Carlos Assis Brasil (CD ''Villa-Lobos''). Já na segunda categoria, enfrentaram e venceram os CDs ''Do Cóccix até o Pescoço'' (de Elza Soares) e ''Maricotinha ao Vivo'' (de Maria Bethânia). Convém lembrar que ''Imagens Brasileiras'' já havia faturado o Prêmio Saul Trumpet, em maio, em Curitiba.
Agora, a orquestra está em negociação para lançar o disco na Europa. ''Estamos conversando com uma editora austríaca'' - revela Evgueni. O grupo aguarda também a prensagem do novo trabalho, intitulado ''Concertos nas Igrejas - A música dos Séculos'', cujo repertório reunirá peças do barroco até a música contemporânea brasileira.