Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novas clausuras

Redação Bonde
11 jun 2004 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em temporada do dia 10 de junho até 4 de julho, a peça 'Do Gabinete de Joana' é apresentada de quinta a domingo no Espaço Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação.

Dirigida por Edson Bueno e escrita pelo paulista Rubens Rewald, a peça trata da história de Joana – interpretada pela atriz Kassandra Speltri –, uma acadêmica que, enclausurada em seu gabinete, prepara uma tese de doutorado sobre Christine de Pisan, obscura poeta e historiadora italiana do século 15.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ali, recebe as visitas de sua mãe e de seu namorado, assim como as de Eros e de Afrodite. Completam o elenco os atores Guilherme Pierri – também produtor do espetáculo – e Rosana Stavis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Contextualizando
Os trovadores medievais – que, dizem, falavam muito mas não faziam sexo – produziram e divulgaram uma vasta literatura popular em prol de algo posteriormente chamado de "amor cortês". O termo, aliás, é comum e erroneamente associado àquele período histórico que, de romântico, nada tinha. Feudalismo e cristianismo, juntos, perpretaram estragos até hoje vigentes na organização social do Ocidente.

Publicidade


Na época, iniciava-se o culto exacerbado à mãe de Jesus, dando origem à sacralização e à obrigatoriedade da virgindade feminina. A Igreja também tratou de regulamentar o matrimônio. Mas o fim da poligamia não favoreceu as mulheres. Com apenas uma esposa na cama, os homens trataram de caprichar nas opressões domésticas. A mulher transformava-se, oficialmente, numa boa e dedicada dona de casa.


Por outro lado, foi na passagem do século 14 para o 15 que o mundo masculino viu surgir a precursora do feminismo moderno. A italiana Christine de Pisan, muito bem educada na corte francesa, tornou-se a primeira mulher ocidental a viver dos rendimentos obtidos por meio de trabalhos literários e intelectuais.

Publicidade


Viúva e subitamente empobrecida, percebera-se obrigada a sustentar toda a sua família. Para tanto, recorreu à pena. Produziu e comercializou – em troca de dinheiro, jóias ou roupas – inúmeros ensaios, contos, versos, críticas e relatos históricos e biográficos. Pouco antes de morrer, recolhida a um convento dominicano, compôs uma de suas obras mais relevantes: o poema Balada de Joana D’Arc, um tributo à coragem daquela santa católica e andrógina.


Mais de quinhentos anos depois, Christine de Pisan e a heroína da Guerra dos Cem Anos são finalmente postas lado a lado neste espetáculo. Em 'Do Gabinete de Joana', o encenador utiliza recursos com os quais já vinha se habituando desde seu espetáculo Vermelho Sangue Amarelo Surdo, monólogo sobre Van Gogh estrelado por Ranieri Gonzalez, que estreou no Fringe do ano passado. "Até Vermelho Sangue, meu teatro era realista", diz o diretor.


A partir daquela experiência, Bueno passou a enveredar-se por outros caminhos criativos. A psicanálise e principalmente a poesia viraram ingredientes constantes em seu trabalho. Mas esquizofrênicos clássicos como Van Gogh e Joana D’Arc ganham destaque, nas montagens de Bueno, pela sua importância cultural e histórica, nunca por sua falta de sanidade.


Serviço:
Do Gabinete de Joana

Data: de quinta a domingo, em cartaz de 10 de junho até 4 de julho
Horário: 21 horas
Local: Espaço Teatro Regina Vogue (Shopping Estação)
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775 - Centro
Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (estudantes e classe artística)
Telefone: (41) 2101-8292


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo