Depois de ser assistido por cerca de 120 mil pessoas, o espetáculo "Coração Dilacerado", com direção de Ailton Silva Carú, volta a Curitiba. Com texto baseado na obra do escritor pernambucano Ariano Suassuna, a montagem será exibida na terça-feira, no Guairinha. Em cartaz há dois anos e meio, já foram 180 apresentações realizadas. A próxima parada será São Paulo, onde o espetáculo estará no Encontro Nacional de Literatura de Cordel, no Sesc Pompéia.
Com menos de uma hora de duração, o espetáculo é alegre, divertido e informativo, no melhor estilo do Teatro Popular Brasileiro. Com texto rimado, literatura de cordel e participação dos mamulengos (bonecos de luva), a montagem já viajou por 28 municípios com o Comboio Cultural.
Com 20 anos de experiência em teatro, Carú tenta resgatar em seu trabalho toda a riqueza cultural do povo brasileiro, especialmente do povo nordestino. "O texto foi adaptado aproveitando a minha experiência junto aos mamulengos, autores de cordel e todos os folguedos existentes no Nordeste", diz o diretor, nordestino de nascimento.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
"Coração Dilacerado" faz parte de uma trilogia que teve início há quatro anos com "Solte o Boi na Rua", com texto de Vital Santos. Naquele ano, o espetáculo teve sete indicações para o troféu Gralha Azul, sendo vencedor de dois prêmios. No concurso "Teatro na Praça" obteve a primeira colocação.
Carú antecipa que o terceiro espetáculo da série, "O Enterro do Cachorro" entrará em cartaz no dia 6 de abril, no mini-auditório do Teatro Guaíra. Romance popular com texto de Vital Santos, a montagem tem o patrocício do Teatro Guaíra.
"A montagem será mais difícil do que as outras, apesar de também utilizar atores e bonecos", diz Carú. A diferença é que agora haverá mais personagens do que atores.
Enquanto o novo espetáculo não estréia, a trupe de Carú continua premiando o público com o "Coração Dilacerado". Após rápida passagem pelo projeto curitibano "Férias Animadas", na terça-feira, a montagem será apresentada ao ar livre no Sesc Pompéia (SP), no Encontro Nacional de Literatura de Cordel.
Fazem parte do elenco os atores Itaércio Rocha, Gerson Andrade, Paulo Afonso de Castro, Tina Souza e Tarcísio Alencar. A produção é da Casa de Teatro Produções Artísticas.
O espetáculo gira em torno do personagem Benedito, um dos heróis do teatro de mamulengos nordestino. Como um verdadeiro paladino popular, ele arma e resolve intrigas, castigando os maus e defendendo a honra das mulheres. Também fazem parte da história o Cabo Setenta, autoridade máxima do local, e a musa Marieta, pivô de toda a trama narrada.
Com muito fôlego, a companhia tem ainda outro novo espetáculo com estréia marcada para breve. "Árvore dos Mamulengos" já está em fase de montagem e deverá entrar em cartaz no 2º semestre deste ano. "Este será um espetáculo mais poético e menos picante, mas que de certa forma será uma continuação dos outros três", afirma Carú. Esta será mais uma empreitada no teatro popular de qualidade.
O espetáculo "Coração Dilacerado" será apresentado no dia 6/2, às 10 horas, no Guairinha, na programação do Férias Animadas. O preço do ingresso é R$ 1,00. O espetáculo "O Enterro do Cachorro" entra em cartaz no dia 6/4, às 21 horas, no mini-aduditório do Teatro Guaíra. A temporada irá até o dia 29/4, com sessões de quinta a domingo às 21 horas.