A dez dias do Natal, inicia em Londrina a exposição que irá retratar através de imagens e cenários o acontecimento ícone desta data: o nascimento de Cristo. ''Religação Santaria Presepada'' apresenta obras dos artistas plásticos Eduardo Tadeu e Jacqueline Almada que, em harmoniosa parceria, são norteadas pelo contexto natalino.
São 12 peças que se apresentam em forma de relicários, bonecos, cartões, pinturas, desenhos e gravuras - que estarão a venda -, além de um presépio maior confeccionado em material reciclado pelos participantes da Oficina de Presépios, ocorrida no Museu de Arte de Londrina, este ano.
Para Jacqueline, a grande maioria das pessoas acaba perdendo o verdadeiro sentido das coisas. ''Essa história dos presépios retoma o nascimento de Cristo, lembrando que isso é o mais importante, que esse é o grande motivo da festa'', pontuou.
Leia mais:
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Outro aspecto relevante da exposição está nos materiais reciclados utilizados na elaboração dos presépios. De acordo com Tadeu, um projeto com essa configuração é uma alternativa de incentivar o reaproveitamento de sucatas. ''Nessa civilização contemporânea sobra tanta coisa, tanto subproduto que ocupa espaço de vida, que algo precisa ser feito com isso. Claro que não vai solucionar o problema, mas um pouquinho que cada um fizer já ajuda'', disse. Tadeu vai além e provoca: ''Juntando uma coisa a outra, o problema do lixo com o espírito natalino, me parece muito cristão reciclar, como se fosse uma forma de redimir a humanidade, mesmo que seja uma pretensão absurda''.
Jacqueline revela que conheceu Tadeu durante a última edição da Festa Nordestina, ocasião em que os dois estavam expondo. A artista chegou a comprar algumas peças de seu futuro parceiro e propôs que ele criasse algumas para anexá-las a seus relicários. ''Achei lindo os materiais dele e até pintei alguns. E foi assim que surgiu a idéia da exposição. O Edu até diz que a gente se complementa nesse aspecto; ele com o traço belíssimo de seus desenhos, eu com a decoração e o produto final'', disse.
Tadeu, por sua vez, complementa que está sendo muito divertido esse trabalho. ''Ela é a formatadora final da coisa e eu a usina de maluquice'', destacou.
Segundo as tradições, foi São Francisco de Assis que construiu o primeiro presépio, no século XII. A idéia do santo católico era criar um memorial do nascimento pobre e humilde do Senhor Jesus. Atualmente, o presépio é uma tradição popular, uma espécie de altar em que cada família pode reviver esse momento especial. Cada elemento de um presépio tem seu significado. A tradição diz que o Menino Jesus deve ser colocado na manjedoura à meia-noite de 24 para 25 de dezembro. Já os Magos, os pastores, o boi, jumento, estrela e a cidade, ao fundo.
Serviço:
Exposição ''Religação Santaria Presepada'', com os artistas plásticos Eduardo Tadeu e Jacqueline Almada
Abertura às 20 horas do dia 15, sexta-feira, até 31 de dezembro
Local: piso superior da Biblioteca Pública de Londrina