Na tarde desta terça-feira será lançado o livro Azougue 10 Anos, editado pela Azougue Editorial, do Rio de Janeiro, em comemoração à primeira década de êxito e existência da revista literária homônima.
O evento acontece na loja da grife paranaense Candyland Comics (R. Mauá, 111), no bairro Alto da Glória, em Curitiba. O acontecimento deve ganhar versões similares em Florianópolis, Porto Alegre, Buenos Aires e Montevidéu.
A Candyland – empresa que, entre inúmeros produtos, comercializa camisetas e revistas em quadrinhos – foi escolhida para sediar a festa por motivos de afinidade estética entre o curitibano Guilherme Caldas, idealizador e dono da marca, e Sérgio Cohn, editor da Azougue e organizador do livro a ser lançado.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Ambos iniciaram suas empreitadas no início dos anos 90, em São Paulo – onde cursavam a ECA/USP –, editando fanzines alternativos. No primeiro número da Azougue, aliás, lançado em 1994, Guilherme já publicava uma de suas HQs.
Em Azougue 10 Anos, Cohn reuniu entrevistas e depoimentos de vinte autores brasileiros, poetas ou prosadores que, durante a última década, passaram pelas páginas da revista.
Ali estão, devidamente compilados em 448 páginas, criadores como Hilda Hilst, Roberto Piva, Maria Rita Kehl, Gerardo Mello Mourão, Claudio Willer, Afonso Henriques Neto, Paulo Henriques Brito, Jorge Mautner e J. J. Veiga, entre muitos outros.
Na grande maioria dos casos, uma breve antologia contendo cinco poemas de cada escritor foi acrescentada ao fim de cada relato. Cabe também ressaltar que algumas das entrevistas contidas em Azougue 10 Anos são inéditas, como as de Vicente Franz Cecim, Jorge Mautner, Gerardo Mello Mourão e Hilda Hilst.
Parceria à vista
Cohn, ao decidir lançar a obra em Curitiba, tinha em mente diversas idéias relacionadas. Primeiramente, não pretendia lançá-la em grandes livrarias, onde, a seu ver, iniciativas independentes e pouco comerciais, às vezes, podem diluir-se em meio ao movimento intenso dos shopping centers.
Por isso, optou pela loja da Candyland, já conhecida por músicos, atores e artistas pop de todo o Brasil (como João Gordo, Marcelo Anthony, Fábio Assunção, Luciano Huck, Daniella Cicarelli, Nasi e Igor Cavalera) e até do exterior (os músicos da banda norte-americana Pixies, por exemplo, passaram por lá quando tocaram na cidade, no mês de maio).
Outro dos planos de Cohn para Curitiba é reunir, na Candyland, durante o lançamento de Azougue 10 Anos, novos e talvez desconhecidos escritores paranaenses.
Serviço:
Festa de lançamento do livro Azougue 10 Anos, de diversos autores, organizado por Sérgio Cohn.
Local: Candyland Comics
Endereço: R. Mauá, 111 - Alto da Glória
Telefone: (41) 363-5784.
Data: terça-feira, dia 6 de julho
Horário: 19 horas.
Entrada franca. Pipoca e cerveja de graça. O livro custa R$ 30 (metade do preço habitual).