Aos 78 anos, o famoso palhaço Picolino ainda tem muito fôlego para arrancar gargalhadas do público infantil. Ricardo Queirolo se juntou a cinco atores da escola 'Circo de Palhaços' para a montagem de "Picolino e os Fantasmas", criado pela sua própria família que era composta por artistas circenses. "Eu nasci no circo. Sou filho de artistas tanto por parte de minha mãe como de meu pai", conta Picolino. O ídolo da garotada se apresenta nos dias 29 a 31 de agosto às 15h e nos dias 1 e 2 de setembro às 17h, no Teatro Zaqueu de Mello. A convite da atriz Maria Amélia Melo, Ricardo Queirolo é quem dirigiu, fez o roteiro e ainda participa como ator na montagem.
Os atores Fernando Góes (Velho), Luís Henrique (Galã), Sérgio Melo (Morcego), Maria Amélia Melo (Caveira) e Roberta Nigro (Moça) é que dão vida aos personagens da comédia. Na história, o Picolino é empregado do Velho e gosta da filha dele, a Moça. O Velho coloca um anúncio no jornal dizendo que precisa de um contador. Este contador, o Galã, começa também a paquerar a Moça e Picolino faz de tudo para atrapalhar as investidas do Galã em sua amada.
Como o Galã não consegue namorar a Moça, ele lança uma maldição sobre sua família. É aí que a casa da família começa a ser invadida por morcegos e fantasmas assustadores, abrindo espaço para as inúmeras trapalhadas de Picolino. "Tem até velas que se movimentam sozinhas e soltam uma enorme labareda de fogo. Tudo isso foi criado há muitos anos pelo meu tio, que era um palhaço muito habilidoso", lembra o artista.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
"Essa pantomima é um resgate que Picolino fez de um trabalho realizado por sua família há 50 anos, no tempo em que o circo era o palco de peças teatrais", diz Maria Amélia. A atriz foi integrante, durante cinco anos, do "Plantão Sorriso", um projeto que visa levar alegria às crianças hospitalizadas. "Ricardo é um super profissional e é sempre maravilhoso trabalhar e aprender com ele", elogia.
Na década de 50, Picolino foi convidado para apresentar um programa de circo no Canal 6. Nos anos 70, opalhaço viveu momentos áureos em seus programas de auditório, apresentado na TV Coroados. Só se afastou da telinha em 1993, encerrando sua participação no programa da Mafalda Bongiovanni.
Depois de permanecer 35 anos na TV divertindo as crianças, Picolino pretende, com este espetáculo, trazer de volta a magia do circo. "Os circos de hoje têm muitas atrações interessantes e uma produção muito boa, porém aos poucos foram tirando ou diminuindo a atração dos palhaços. Foi por isso que o circo perdeu um pouco da essência e da magia", comenta Picolino, que convida a todos para se divertir com suas palhaçadas.
Serviço:
Espetáculo "Picolino e os Fantasmas"
Data: 29 de agosto a 2 de setembro
Horário: nos dias 29 a 31 de agosto, às 15h. Nos dias 1 e 2 de setembro, às 17h.
Local: Teatro Zaqueu de Mello
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 para estudantes, aposentados e crianças de até seis anos.