Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

'O Rato No Muro' está em cartaz no ACT

Redação Bonde
04 dez 2003 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A montagem do texto "O Rato no Muro", dirigida por Maurício Vogue, é a atual atração da sala Kazuo Ohno, do ACT - Ateliê de Criação Teatral. A peça estreou em 03 de dezembro e segue temporada até o dia 21.

O texto de Hilda Hilst é um dos três escolhidos pela Fundação Cultural de Curitiba para ser encenado através do projeto "Dramaturgia Brasileira Contemporânea - Leituras Dramáticas e Encenações". A escolha foi feita após uma série de dez leituras dramáticas realizadas por grupos paranaenses e também apoiadas pelo projeto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A peça traz no elenco as atrizes curitibanas Adriana Alegria, Cláudia Ortiz, Gabriela Haviaras, Giovana Soar, Gladis Tridapalli, Patrícia Ramos, Regina Bastos, Renata Bruel e Renata Hardy. Hélio Barbosa foi o ator escolhido para viver a madre superiora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


A história se passa dentro de uma capela onde nove freiras e a madre superiora estão confinadas. Nesse local elas rezam e confessam seus pecados - expondo suas personalidades - e se torturam. A simples visão de um rato sobre o muro aproxima as freiras do mundo exterior, já que ele pode subir no muro e ver o que a elas é negado.

Publicidade


O texto de Hilda Hilst foi escrito em 1967, e faz uma clara analogia à ditadura militar. Essa montagem, no entanto, segundo o diretor, pretende estar aberta a outras interpretações do público. "Nós procuramos montar o texto de uma maneira que permitisse ao espectador viajar por outros caminhos, fazer a interpretação que quiser usando as metáforas criadas pela autora", explica Vogue.


Ainda segundo o diretor, a força do espetáculo está no trabalho das próprias atrizes. "O palco é preenchido pela própria interpretação, desenvolvendo o ‘simples’, num espetáculo extraído da essência do próprio ator". Em cena, além das personagens, apenas mesas e cadeiras para representar a clausura dessas mulheres.

Publicidade


Sobre a escolha de um homem para interpretar a madre superiora, Vogue explica que a personagem representa, no texto, a própria repressão. A escolha de um homem é uma metáfora criada por ele, "como uma referência a outras formas de repressão que a mulher possa sofrer, uma simbologia do poder, da autoridade masculina".


"O Rato no Muro" é apresentada de quarta a domingo às 21 horas. Nos finais de semana as apresentações serão em dois horários: 19 e 21 horas.


Serviço:
O Rato no Muro

Temporada: de 3 a 21 de dezembro
Horários: de quarta à sexta às 21 horas. Sábados e domingos às 19 e 21 horas
Local: ACT - Ateliê de Criação Teatral / Sala Kazuo Ohno
Endereço: Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 - São Francisco
Telefone: 41 338-0450
Entrada franca


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo