Desenhos e esculturas do francês Auguste Rodin estão expostas no Paraná pela primeira vez no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Iniciada no dia 18 de setembro, a exposição vai até o dia 16 de novembro.
A mostra, toda do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, é composta por seis esculturas em bronze e 25 reproduções fotográficas de desenhos e cenas do atelier em Paris.
O escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) despertou acaloradas polêmicas nos meios artísticos do final do século XIX. De personalidade forte, enfrentou as normas rígidas do academicismo e suplantou obstáculos até alcançar reconhecimento.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Marcou sua obra com esculturas monumentais como a Porta do Inferno, o Pensador e o Beijo, entre as mais famosas e pertencentes ao Museu Rodin, em Paris.
De Curitiba, a mostra segue para Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). As esculturas já estiveram no Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília, Santos e Campos do Jordão.
No Museu Oscar Niemeyer, as obras permanecem na Sala 4, no primeiro andar, até o dia 31 de outubro, com visitação de terça-feira a domingo, das 13h30 às 18h30. O ingresso custa R$ 4. Estudantes, menores de dez anos e maiores de 60 anos pagam R$ 2.