Com o objetivo de abordar o patrimônio cultural na escola e estimular o compartilhamento das muitas visões sobre o patrimônio cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação e SESC Londrina Cadeião Cultural, realiza a oficina Patrimônio Cultural na escola. Será na próxima quarta-feira (3), 13h30 às 17h30, no Sesc Londrina Cadeião Cultural (rua Sergipe, 52).
A oficina é um projeto de Educação Patrimonial voltada aos professores da rede pública de ensino. Para sua realização, o Iphan desenvolveu um material pedagógico para a realização de inventários participativos, fundamentada na noção de referências culturais, que será apresentado aos professores.
Conforme informações do Iphan, a ideia é incentivar professores e estudantes a identificarem o que eles consideram como patrimônio no entorno da escola, no seu bairro ou na cidade. O material pedagógico vai orientar como fazer o registro desses elementos em diversos suportes documentais, elaborando uma noção do que seja patrimônio a partir de experiências próprias.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
A diretoria de Patrimônio Público Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes, destacou que discutir o tema com os alunos é de grande importância para a compreensão sobre o que é patrimônio cultural, como ele faz parte da vida de cada um e como os alunos e professores podem contribuir na compreensão e conservação destes patrimônios. "Por isso a importância da busca por referências culturais, ou seja, para discutir, com os alunos, em seus bairros, quais patrimônios são importantes para eles", disse.
As inscrições já foram encerradas e, ao final do encontro, os participantes vão receber certificados e as 30 primeiras escolas inscritas irão receber um kit com publicações e jogos para ampliar as ações de Educação Patrimonial nas escolas. Irão participar cerca de 30 escolas da rede municipal de ensino de Londrina.