São imagens que a maioria dos londrinense nunca imaginaram registrar, ou nem sequer viram algum dia. Com um olhar poético e morando as margens do lago, Walter Ney encontrou na fotografia uma maneira de registrar com arte as cenas cotidianas. Aprendeu a arte de fotografar, sozinho. Sempre junto com a máquina, muitas vezes contou com a ajuda do acaso da natureza para compor algumas imagens.
“As imagens deste livro silenciosamente espalham som. Preste atenção, concentre-se em cada uma delas e aí verá a transmutação que a imagem possibilita”, apresenta o fotógrafo Emídio Luisi, na introdução de “Margens do Igapó”. O lançamento do livro e a abertura da exposição acontece dia 19 de dezembro na sala José Antônio Teodoro, na Secretaria de Cultura a partir das 20h30. A exposição, que reúne 30 fotos do livro, fica aberta até o dia 31 de janeiro. O projeto tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
As 70 fotos do livro foram selecionadas entre mais de 700, que foram captadas em 1997 e 2001. Elas apresentam as mais diversas facetas do lago Igapó. A simples silhueta de um cachorro pode se tornar poesia entre o reflexo do sol na água e a sombra das árvores. Pessoas que frequentam o lago também ajudam nas composições de Walter Ney, que busca tirar o máximo de poesia das cores, formas e situações do cotidiano que habita as suas imagens.
Não importa o horário, ao entardecer ou ao amanhecer, o fotógrafo sempre procurou ver os mais diversos ângulos e reflexos do Igapó. Muitas vezes acordou mais cedo só para observar as cores do céu e o movimento das nuvens. Outras teve a sorte de estar no momento certo e na hora certa, indo ou voltando do trabalho, mas sempre com a máquina na mão e a poesia nas imagens.
Leia mais:
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Anitta, Ivete Sangalo, Bethânia e Caetano estão entre as atrações do Réveillon do Rio
Serviço:
Lançamento do livro “Margens do Igapó”
Data: 19 de dezembro
Local: Secretaria de Cultura - Sala José Antônio Teodoro
Endereço: Praça 1º de Maio, 110
Horário: 20h30
Telefone: (43) 371-6600
Preço: R$ 40
Exposição fotográfica “Margens do Igapó”
Data: de 19 de dezembro a 31 de janeiro
Local: Secretaria de Cultura - Sala José Antônio Teodoro
Endereço: Praça 1º de Maio, 110
Horário: segunda a sexta das 12h às 18h
Telefone: (43) 371-6600