Com o nobre objetivo de trazer a ópera para mais perto do grande público, o projeto "Ópera Popular" apresentará hoje à noite mais um recital gratuito. Pela primeira vez em Curitiba, a montagem "Don Pasquale", do italiano Gaetano Donizetti, estará no palco do Memorial de Curitiba.
O maestro Lázaro Wenger, que estará na regência, afirma que se sente realizado. "É uma oportunidade de reviver a ópera e levar ao público qualidade musical", diz ele. Wenger comenta ainda que é preciso elasticidade e leveza para poder realizar todos os floreios característicos da obra. "O público vai ficar encantado com o resultado", aposta.
Nas outras edições do projeto "Ópera Popular", o retorno do público foi o melhor possível. Em agosto e setembro, quando foi apresentado "Cosi Fan Tutte", de Mozart, as platéias estavam sempre lotadas, cumprindo o objetivo do projeto. "O retorno nos surpreendeu, principalmente porque a maior parte do público era jovem", explica o idealizador do projeto, Alexander Wolf.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
"Don Pasquale" é uma ópera cômica de extrema beleza musical. Sua estréia foi feita em Paris, em 1843. Em cena, conta-se a história de um milionário sem herdeiros: o Don Pasquale, que vive em Roma. Seu único sobrinho arma uma farsa, tentando promover o casamento do tio com a sua própria noiva para ficar com a fortuna.
Para quem não puder assistir hoje ao recital, haverá reapresentação no final da tarde do dia 17 de dezembro, no mesmo local. O projeto "Ópera Popular" também já agendou os dois primeiros recitais para o primeiro semestre de 2001: O "Barbeiro de Sevilha", de Gioacchino Rossini, e "Matrimônio Secreto", de Domênico Cimarosa.
A ópera "Don Pasquale" fará sua estréia hoje, às 20 horas, e a reapresentação será no dia 17 de dezembro, às 17 horas, na Sala Londrina do Memorial de Curitiba. A entrada é gratuita.