A Orquestra Sinfônica da UEL volta a se apresentar nesta quinta feira (26), no Teatro Ouro Verde, às 20h30. Sob regência do maestro Henrique Vieira, a programação da noite executa obras dos compositores Carl Maria von Weber, Max Bruch e Antonin Dvorak. O solo da apresentação é do jovem violinista Matheus Garcia.
A Ópera Der Freischütz – O Franco Atirador, para o português – é a composição que abre o programa da apresentação. É uma das grandes obras de Weber, principal expoente da ópera alemã durante a transição do período clássico para o romantismo na música ocidental.
O Concerto nº 1 em Sol Menor, do alemão Max Bruch, destaca-se em sua obra, sendo, entre seus Concertos, o de execução preferida entre os violinistas. Suas lindas melodias e o virtuosismo do terceiro movimento deste Concerto serão apresentados pelo solista Matheus Garcia na segunda parte desta apresentação.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
O programa chega ao fim com uma das mais importantes sinfonias do tcheco Antonin Dvorak, a Sinfonia n° 8 em Sol Maior. Dvorak conseguiu alcançar com esta obra sua idéia de "escrever uma sinfonia diferente de qualquer outra, com idéias completamente novas", segundo palavras do próprio autor.