O programa de hoje da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba é composto pelas peças "Sinfonia nº 8 em Ré Maior", de Mendelssohn; "Duas Valsas", de Antonio Dvorak; e "Serenata para Orquestra de Cordas em Sol Maior", de Dag Wirén. O concerto ocorre no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba, às 20 horas, sob a direção musical de Atli Ellendersen.
A primeira peça a ser apresentada é uma das 12 sinfonias para cordas, escritas entre 1821 e 1823 por Felix Mendelssohn. Na obra há evidências de que o compositor alemão absorveu lições técnicas de seus predecessores Bach e Mozart.
Composta de uma abertura solene, a peça utiliza-se de três solos de violas, violoncelo e contrabaixo. As valsas do compositor tcheco Antonin Dvorak foram escritas em 1880 - a primeira é caracterizada por uma certa elaboração na harmonia e a outra dotada de alguns elementos folclóricos. Mais contemporânea (1937), a "Serenata" de Wirén é síntese do brilhantismo e habilidade forma que caracterizam a obra desse compositor e crítico musical sueco, falecido em 1986.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Serviço: Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, hoje, às 20 horas, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba, Largo da Ordem. Entrada franca.