A Orquestra Sinfônica do Paraná encerra neste fim de semana a série de concertos dedicada a Beethoven, com a execução da Nona Sinfonia, sob a regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi. As apresentações acontecem no grande auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, às 20h30 de sexta-feira e às 17 horas de sábado. Ingressos a R$ 10,00 (platéia) e R$ 5,00 (balcões). Esudantes pagam meia entrada.
A Nona Sinfonia é uma ode à alegria, como define a poesia de Schiller, autor do texto que inspirou Beethoven. Composta quando o compositor já estava completamente surdo, e cerca de dez anos após a Oitava Sinfonia, esta obra marca o mais impressionante momento de superação do músico, considerado um gênio da música erudita.
Com o patrocínio da Audi do Brasil, o concerto terá a participação especial dos cantores Denise Sartori, Edna D'Oliveira, Anderson Marks e Pepes do Vale, e do Coral Nova Philarmonia, com cerca de 70 integrantes, que estará sob a regência do maestro Emanuel Martinez.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
O Ciclo Beethoven, iniciado em agosto, está sendo um dos maiores sucessos da temporada 2002 da sinfônica paranaense. Com platéia lotada, os dois concertos anteriores confirmaram não só a unanimidade do célebre compositor, mas o entusiasmo dos curitibanos com o atual trabalho da Orquestra Sinfônica do Paraná.