A Orquestra Sinfônica da UEL realiza dois concertos nos próximos dias no Cine Teatro Ouro Verde, o primeiro neste domingo (16) e o segundo na quinta (20), dentro da programação denominada "Primeira Orquestra Sinfônica do Paraná, a Caminho de seus 25 Anos".
Os maestros serão diferentes nos dois concertos. No domingo, a regência ficará a cargo da cubana Elena Herrera, que está há três meses na condição de regente convidada da OSUEL e já conduziu duas brilhantes apresentações da orquestra, em setembro e outubro. O programa privilegia a obra do finlandês Jean Sibelius, que foi um dos mais populares compositores de música erudita do final do Século XIX e início do Século XX. A orquestra vai interpretar "Pelleas e Melisande (Op. 46)" e "Sinfonia nº 5 (Op. 82) em Mi Bemol Maior".
Quinta, o regente será o norte-americano Robert Carter Austin, que é diretor musical da Sinfônica Las Colinas, do Texas. Austin é freqüentemente convidado para reger orquestras em outros países. Já atuou na Alemanha, França, Itália, Bulgária, Ucrânia, Colômbia, Venezuela, México, Equador, Guatemala, Republica Dominicana e Filipinas. Sob a batuta de Austin, a OSUEL vai interpretar duas obras de Ludwig van Beethoven – Egmont e a Sinfonia nº 8. Na mesma noite, o público poderá apreciar a obra "Concerto Para Trompete", de Alexander Arutunian, com a participação do solista Cícero Cordão, que desde 1993 é 1º trompete da OSUEL e do Quinteto Metais do Paraná, fundado por ele.
Os dois concertos têm início às 20h30. A entrada é franca.