Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Orquestra Sinfônica se apresenta em Curitiba

Redação - Folha do Paraná
28 set 2001 às 13:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Orquestra Sinfônica do Paraná realiza esta noite o segundo concerto do mês no Canal da Música. A regência estará a cargo de Cláudio Cruz, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O violinista também atuará como solista na peça de Mozart, "Rondó para Violino e Orquestra k373". Ainda de Mozart será executado o "Concerto nº 4 k218" e de Haydn a "Sinfonia Oxford".
O espetáculo dá prosseguimento ao calendário de atividades da OSP e mostra que a saída do regente e diretor musical Jamil Maluf em nada afetou o destino da orquestra. A crise – se é que houve – foi contornada satisfatoriamente. A diretora presidente do Teatro Guaíra, Doris Teixeira, lamentou o afastamento de Jamil, "mas o pedido para se afastar partiu dele".
"Lamentamos, principalmente porque ele fez um bom trabalho frente à orquestra, é inegável sua contribuição no período em que esteve conosco, inclusive com aumento significativo de público nas matinês de domingo".
No entanto o ritmo da OSP manteve-se inalterado. A agenda montada pelo ex-regente será cumprida até o encerramento da temporada, em meados de dezembro, com o concerto de Natal. "Nossa orquestra tem muita qualidade e está a todo vapor", elogia Doris. O empenho dos músicos em cumprir o roteiro já traçado não os afasta da discussão sucessória.
No momento existe um diálogo entre a direção do Teatro Guaíra e os artistas. "Eles sugeriram alguns nomes, nós apresentamos outros, então acho que esse diálogo é que faz o trabalho fluir", continua Doris. "É muito cedo para a gente divulgar qualquer nome, mas em tempo hábil isso será feito amplamente".
Um dado novo envolvendo a OSP é que além dos ouvintes cativos, ela agora conta com uma faixa de público jovem que não frequentava os concertos. "É significativo para nós vermos que a Orquestra, nos seus 16 anos, renova-se artisticamente e tem renovada sua platéia. Essa dinâmica é muito interessante".
Dia 7 de outubro haverá um concerto especial pelo Dia da Criança, no Guairão. Como a OSP mantém um projeto de levar a música sinfônica para crianças de escolas da rede pública de ensino, um dos ítens era fornecer a elas lápis de cor e papel, para que traduzissem em imagens aquilo que tinham sentido e visto nos concertos. Nessa manhã o hall do teatro vai se transformar numa grande galeria, com as expressões artísticas dos estudantes sobre a experiência musical.
Também nesse mês a Sinfônica do Paraná mergulha na erudição da música popular brasileira, com um espetáculo regido por Nelson Ayres. O roteiro terá Paulinho da Viola, Edu Lobo, Pixinguinha, Milton Nascimento – e "Chiquinho no Frevo", do próprio Ayres, e mais Piazzolla. O maestro italiano radicado em São paulo, Alessandro Sangiorgi, comanda dois concertos em novembro. De acordo com Doris Teixeira falta definir o repertório.
Até a data, haverá confirmação do novo maestro e do calendário de 2002. "A nossa frequência tem sido muito boa, e somente no primeiro semestre deste ano cerca de 15 mil pessoas aplaudiram a OSP. O comparecimento da platéia, o aplauso são elementos importantes para os músicos. Eles se empenham para apresentar um espetáculo de nível, e quando têm o retorno do público, motivam-se a continuar dando o melhor de si. É o que está acontecendo", avalia.

Orquestra Sinfônica do Paraná. Concerto sob regência do violinista Cláudio Cruz, que fará o solo em "Rondó para Violino e Orquestra k373", de Mozart. O programa trará ainda o "Concerto nº 4 k218", de Mozart e a "Sinfonia Oxford", de Haydn. Hoje, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695). Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50 (estudantes).

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo