Esta é uma semana especial para a companhia curitibana de teatro de bonecos Filhos da Lua. Completando 20 anos de atividades, a trupe faz os ensaios finais do inédito espetáculo "O Anjo do Bosque", que fará sua estréia nacional no sábado, no Teatro José Maria Santos, como parte das comemorações de aniversário.
Um dos fundadores do grupo, Renato Perré, explica que a companhia foi uma das pioneiras no teatro de bonecos profissional de Curitiba. A cidade é hoje considerada referência nacional na arte e tem pelo menos 20 representativas e atuantes companhias.
"Nestas duas décadas, consolidamos a nossa linguagem desenvolvida especialmente para as crianças", diz Perré. Ele explica que a trupe usa como referência um material criativo obtido através de pesquisas feitas junto ao público infantil e jamais retirado da televisão, por exemplo.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Em 20 anos, foram cerca de 20 espetáculos apresentados. Entre eles, "O Tesouro do Circo Redondo", "Urucum e o Fogo", "Fandango", "Nau, um Poema Cênico" e "Marinho, o Marinheiro".
Em fase de ensaios finais, a montagem "O Anjo do Bosque" faz parte de uma série que revive as cantigas de roda. "Extraimos os personagens e a força dramática de determinada cantiga, criando uma simbologia universal com sentimentos como o amor, o medo e as expectativas".
"O Anjo do Bosque" faz uma releitura de "Se Essa Rua Fosse Minha". Os outros espetáculos da série de cantigas de roda brasileiras foram "Atirei o Pau no Gato", apresentado em 1986; "Roda Cutia", em 1992; e "Teresinha de Jesus", em 1996.
A companhia foi fundada em 1981 por Perré e sua mãe, Maria Teresa Carvalho. O caráter familiar do grupo persiste até hoje. Um dos filhos de Perré, Candiê Marques, trabalha na parte técnica e comanda a iluminação deste espetáculo; o irmão, Rogério Carvalho, é o responsável pela composição e execução musical.
Outros profissionais envolvidos na montagem são Cristine Conde, que responde pelo cenário e figurinos; o diretor musical Luiz Rogério Gulin; o iluminador Rodrigo Ziolkovisk; a produtora executiva e atriz Judy Fioreze e o ator Adriano Esturilho.
O espetáculo, segundo Perré, consolida toda a pesquisa cênica que a companhia vem realizando nestes anos. Em cena, estarão músicos, atores e bonecos de vara e de luva.
Serviço: O espetáculo "O Anjo do Bosque", com a companhia teatral Filhos da Lua, fará temporada de 2 a 17 de junho, às 16 horas, no Teatro José Maria Santos (Teatro da Classe, Rua Treze de Maio, 655). O preço dos ingressos é R$ 5,00 e R$ 3,00 (bônus e classe). Escolas que quiserem levar turmas de alunos ao teatro podem agendar através do telefone 41-225-7327.