Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os sinfônicos brasileiros

Redação - Folha do Paraná
01 dez 2000 às 10:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

À exceção de Gounod e sua "Sinfonia nº 1", a Orquestra Sinfônica do Paraná dedicou somente compositores brasileiros no concerto desta noite, às 20h30, no Canal da Música. A regência ficará por conta de Ernani Aguiar, que está presente entre os autores com a "Sinfonieta Prima", de sua lavra. Os demais são Guerra Peixe ("A Inúbia do Caboclinho") e Antônio Guerreiro ("Concerto para Saxofone e Orquestra").

O solista convidado é o carioca Francisco Sá, saxofonista de trânsito na música popular, tendo tocado com artistas de gêneros e gerações diversas: Francis Hime, Lulu Santos e Ed Motta, entre outros. Recentemente esteve em turnê pela Europa, onde se apresentou no Cassino de Espinho e o Clube Mau-Mau, no Porto, Portugal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O maestro Ernani Aguiar, professor de regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Villa-Lobos, é um pesquisador da música brasileira colonial. Em suas buscas o maestro já encontrou partituras inéditas e as apresentou em concertos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman


Suas composições abrangem obras que vão do coro à voz e acompanhamento, instrumentos solos e orquestra. A cantata "O Menino Maluquinho", para coro infantil e orquestra, sobre o texto de Ziraldo, notivou a criação de uma ópera com libreto de Ziraldo.


Ernani compôs ainda as séries de "Motetinos" para coro, as peças para instrumentos solo intituladas "Meloritmias", o "Duo" para violino e violoncelo e a "Sinfonietta Prima" para orquestra, que será apresentada hoje à noite.

Serviço: Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Ernani Aguiar, executa "A Inúbia do Caboclinho", de Guerra-Peixe; "Sinfonieta Prima", de Ernani Aguiar, "Concerto para Saxofone e Orquestra", de Antônio Guerreiro, com solo de Francisco Sá, e "Sinfonia nº 1", de Gounod. Nesta sexta-feira, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695, fone 335-5273). Ingressos: R$ 5,00. Uma linha especial de ônibus sai de frente do Teatro Guaíra na Praça Santos Andrade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo