A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) abre a temporada 2006 no dia 16 de março com um novo regente - o violinista austríaco Martin Tuksa.
Tuksa, que vai dividir seu trabalho em Londrina com o de spalla da Sinfônica Municipal de São Paulo, onde é spalla (spalla é o músico mais importante de uma orquestra, braço direito do regente), inicia seu trabalho na apresentação que marca o 22º aniversário da Sinfônica da UEL.
No repertório selecionado para o concerto estão peças de Mozart - Abertura da ópera "As Bodas de Fígaro" e Concerto para Violino em Lá Maior, com o próprio Martin Tuksa como solista, e Schumann - Sinfonia nº 4 em Ré Menor.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Graduado pelas Universidades de Música de Graz e Viena, em Violino, Viola e Regência, o novo regente fez vários cursos de especialização. Desenvolveu carreira internacional como membro do Arcus Ensemble Wien e do Klangforum Wien, apresentando-se na Europa, Estados Unidos e Japão.
Integrou a Wiener Kammerochester e foi spalla da Wiener Kammerphilharmonie e da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Desde 2003 integra a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Em 2004, fundou o conjunto de câmara Vienarte.
O Concerto de Gala que abre Temporada 2006 da Sinfônica da UEL está marcado para dia 16, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, com entrada franca. No mesmo dia, às 9 horas, acontece o ensaio geral aberto ao público, no próprio Ouro Verde.
Fonte: Notícia Digital/UEL