Se você tem filhos, sobrinhos pequenos ou simplesmente curte ouvir músicas de qualidade para crianças, não deixe de assistir, e de levar os pequenos juntos com você ao show "Palavra Cantada", neste sábado (27 de setembro), no Teatro Marista, com sessões às 16 e às 18 horas. Criado em 1994 pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, o selo Palavra Cantada é referência no Brasil para músicas especializadas em crianças. Já são nove CDs gravados pela dupla, que encanta pela beleza poética e inteligência divertida de suas composições.
Já no primeiro CD, "Canções de Ninar", receberam o Prêmio Sharp de melhor disco infantil - premiação que também se extendeu para "Canções de Brincar", em 1996, e para "Canções Curiosas", em 1998 -, além de receberem, em 2001, o Prêmio Caras de melhor disco infantil e melhor projeto visual para "Canções do Brasil". Neste trabalho, os músicos percorreram, durante dois anos, todos os 26 estados do país registrando músicas regionais cantadas por crianças pelo Brasil afora. O resultado é emocionante e vale a pena conferir o registro sonoro de tantas riquezas culturais.
No show "Palavra Cantada", a prioridade é a linguagem musical, não optando por recursos cênicos ou visuais para chamar a atenção das crianças. Na apresentação, que faz um pot-pourri de toda discografia da dupla, ainda estarão incluídas sete músicas inéditas: "Água e Sal", "O que é que é?", "Eco", "Balé", "Oiá", "Pé de Nabo" e "Pé com Pé".
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
No palco, Sandra Peres (vocal e teclado) e Paulo Tatit (vocal, violões e guitarra) serão acompanhados pelos músicos Ari Colares (percussão), Renata Mattar (acordeon) e Fabio Tagliaferri (viola e contra-baixo). O show ainda tem o desenho de luz de Wagner Freire e a direção cênica de Gustavo Kurlat.
Sandra Peres conta que a idéia de trabalhar com músicas para criancas surgiu em 1994 como uma "percepção intuitiva, um apelo artístico". Na época, os músicos já eram proprietários de um estúdio de gravação de programas comerciais e artísticos, desde 1989, e passaram a se dedicar a composições de músicas infantis, que integram praticamente 90% das músicas dos CDs lançados por eles. "No nosso trabalho de composição, valorizamos todas as coisas que acontecem no desenvolvimento das crianças. Brincadeiras, perdas, frustrações fazem parte desse universo", disse Sandra.
Questionada sobre algumas músicas populares muitas vezes criticadas por induzirem a erotização precoce das crianças, Sandra foi taxativa: "são os adultos que têm a responsabilidade de cuidar se o tipo de linguagem que está sendo oferecida é adequada para crianças. A criança não tem condições de fazer essa avaliação e são atraídas pelas danças, pelo movimento do corpo das coreografias dessas músicas", destacou.
Ela prefere não criticar os grupos que tocam esse tipo de música e defende que eles não se intitulam "de música infantil", e volta a reforçar que os adultos é que são os responsáveis pela escolha do que os filhos vão ouvir ou assistir. "Esses grupos cumprem o seu papel de alegrar através da música. Muitas pessoas gostam dos shows que fazem, agora, colocar esse tipo de música em um horário em que as crianças assistam considero inadequado e cabe aos pais assumir o seu papel de mediador, independente de leis de censura que possam existir", disse.
Definindo o tipo de trabalho que realiza, Sandra afirmou que ele exige um contato íntimo intenso e íntegro. "É importante ter uma percepção muito clara de você, que não pode ser turva. A gente é um filtro, que tem que estar limpo, para que não passe coisas 'sujas' para as crianças", finalizou.
Serviço:
Show "Palavra Cantada"
Data: 27 de setembro, sábado
Horário: sessões às 16 e às 18 horas
Local: Teatro Marista
Endereço: Rua Cristiano Machado, 240
Ingressos: R$ 10 (adultos) e R$ 8 (crianças, sendo que as com até dois anos não pagam)
Postos de venda: Lojas Adão e Eva e Lua de Mel (Catuaí Shopping), Arte Sonho (Av. Maringá, 813) e Mana Chic (Rua Pio XII, 82). Os ingressos estarão sendo vendidos até o meio-dia de sábado nos postos de venda. Depois, apenas na bilheteria do teatro.
Telefone: (43) 3339-0672 e 9101-3280