Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para encher os olhos

Fábio Galão - Folha de Londrina
23 ago 2006 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Museu Oscar Niemeyer promove a abertura da exposição ''Eternos Tesouros do Japão'', a mais importante mostra já realizada na instituição. A partir de 25 de agosto, sexta-feira, a exposição estará aberta para visitação pública.

A mostra reúne 119 obras de arte dos séculos 13 a 19 que pertencem ao acervo do Museu de Arte Fuji de Tóquio. A exposição celebra o terceiro aniversário do museu e marca o início das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acervo inclui pinturas em biombos (byoubu), pergaminhos suspensos, gravuras ukiyo-e, utensílios em laca, armaduras, espadas e caligrafia, que representam as principais escolas de arte japonesas, como Tosa, Kano, Sumiyoshi, Kaihou, Hasegawa, Rin, Ukiyo-e, Maruyamashijo e Nanga.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação


Na coleção, destacam-se as gravuras em blocos de madeira, que tiveram influência sobre os pintores impressionistas europeus. A gravura ukiyo-e parte de um quadro desenhado em tinta. A peça é depois colada em um bloco de madeira de cerejeira, no qual os contornos são cavados, formando o relevo. Após impressões em preto e branco na madeira, os blocos são cortados e separados para compor cada cor. As gravuras retratavam o cotidiano das comunidades, paisagens, artistas kabuki, lutadores de sumô e cortesãs.

Publicidade


Também chamam atenção os utensílios, como caixas para remédios, que receberam aplicação de seiva refinada da árvore de laca japonesa, e o acervo de armaduras, que inclui vestimentas completas, com brasões, capacetes Kabuto, protetores para a face e para as bochechas, chapéus de palha, jaquetas de batalha, divisores de capacetes, cassetetes de metal e armas de fogo, além de selas, estribos e freios.


Uma curiosidade: para respeitar a tradição japonesa e por exigências técnicas de conservação das obras, os visitantes deverão retirar os sapatos para entrar no espaço da mostra. Para isso, serão disponibilizadas sacolinhas.

Serviço :
Exposição ''Eternos Tesouros do Japão''

Visitação pública de 25 de agosto até 19 de novembro, de terça a domingo das 10h às 18h
Local: Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
Entradas:R$ 5,00 (estudantes) e R$ 10,00. Crianças até 12 anos, acompanhadas dos pais, e maiores de 65 anos não pagam
Telefone para informações: (41) 3350-4400


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo