O Paraná ganha nesta segunda-feira (22) uma faculdade de cinema, vídeo e televisão. É a Escola Superior Sul Americana de Cinema, Vídeo e Televisão - CINETVPR, projeto do Governo do Estado/Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A faculdade funcionará no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais.
Segundo a diretora da FAP, Maria Emília Possani, o curso ofertado pela Escola será o de graduação, com carga horária de 2.800 horas, 600 das quais serão dedicadas a estágios e atividades complementares, como por exemplo a participação de alunos em festivais nacionais de cinema e em cursos de produção de curta duração, ministrados por cineastas brasileiros, entre os quais Rui Guerra, já convidado pela Faculdade.
O primeiro vestibular da CINETVPR para o Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo ocorreu em julho deste ano, com cerca de 500 inscrições e aprovação de trinta alunos. A aula inaugural acontece às 14h horas desta segunda.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Além do curso de graduação em cinema também serão criados pela Secretaria e pela FAP dois cursos técnicos, sendo um de cinema e outro de teatro.
Informações da AEN