A Secretaria de Estado da Cultura vai promover na próxima sexta-feira, em parceria com as 14 regionais de Cultura dos municípios paranaenses, o Dia da Cultura no Paraná. Para marcar da data, estão programadas apresentações artísticas, às 10 horas e 18 horas, através do projeto "O Paraná todo num grande espetáculo". O dia também reserva espaço para debates e discussões sobre arte e cultura na maioria das cidades.
Cada cidade terá liberdade para escolher sua manifestação cultural, como espetáculos de teatro, dança, música, apresentações de banda municipal, exposições e até debates e palestras.
A programação na capital inclui várias exposições fotográficas e de artes plásticas em seus espaços, promovidas pela Fundação Cultural de Curiitba, um mutirão cultural no Pinheirinho com shows de André e Thiago e com o grupo Viola Quebrada, e um show do Trio Quintina, no Teatro Paiol, às 21 horas.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
A partir das 17h30, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, acontece o lançamento do CD de Roberto Corrêa, que apresenta pesquisas de manifestações populares, e dos postais do projeto Comboio Cultural, que leva espetáculos variados em ônibus adaptados aos municípios paranaenses. A secretaria vai instalar um computador para o público consultar seu site, que criou um novo link para permitir às prefeituras incluir dados das suas programações artísticas, dos espaços culturais e dos artistas.
A maioria das cidades já programou atividades para o Dia da Cultura. A Regional 8, com sede em São Mateus do Sul, tem uma programação variada para cada um dos seus municípios, incluindo exposições, apresentações de teatro infantil e adulto, roda de viola, shows de dança, feira de artesanato, festival de música e oficina de poesia.
Guaratuba prepara o Festival "Paraná, Terra de todas as Gentes", para mostrar as danças folclóricas, as comidas típicas, o artesanato local, músicas e trajes típicos. O festival vai acontecer na Biblioteca Pública Municipal, a partir das 10 horas. Piraquara prepara o Fórum de Cultura, um dia dedicado ao debate e á reflexão.
Campina do Simão programou para as 10 horas uma abertura cívica, seguida de várias apresentações. Segundo o coordenador da Regional 6 de Cultura, Paulo Cezar de Lima, todos os municípios ligados à regional terão uma hora exclusiva para apresentações de peças teatrais, música, espetáculos de dança e para os contadores de histórias, além de um espaço para os artistas plásticos da cidade exporem seus trabalhos.
Rio Negro está preparando várias atrações nas áreas de música, dança, literatura, artes plásticas e patrimônio e, ao contrário da maioria dos municípios, não vai esperar que o público compareça, mas vai levar os espetáculos para dentro das fábricas e empresas da cidade. Os artistas também se apresentarão nas ruas e uma rádio local estará com uma programação exclusiva dedicada à data.
Paranaguá também programou suas apresentações durante o dia nas ruas da cidade e em alguns estabelecimentos bancários. À noite vai mostrar o espetáculo "500 Vozes", no Teatro da Ordem. E na Casa da Cultura Monsenhor Celso acontece uma exposição do artista Thiago Bryer.
Circo, banda municipal, oficinas, exposições, dança, teatro e música, debates com artistas e uma palestra sobre leis de incentivo à cultura vão fazer parte do Dia da Cultura em Campo Mourão.