O projeto "Memórias da Cidade – Oficinas de teatro com idosos", patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria de Cultura, apresenta nesta quinta-feira (31), a peça "Atrás da Igreja". O espetáculo contará histórias sobre diversas épocas de Londrina e será realizado na Capela da Universidade Estadual de Londrina (UEL), às 16h. A peça "Atrás da Igreja" também será apresentada aos alunos, de 1ª a 4ª séries, do Colégio Aplicação/Campus na sexta-feira ( 01), às 10h30 e 15h30.
Segundo a assistente de direção da peça, Tati Costa, serão retratadas histórias que expressam vistas, perspectivas e impressões da cidade, contadas por quem vivenciou o crescimento de Londrina. "A peça é formada por 25 integrantes que hoje participam da Universidade Aberta à Terceira Idade - Unati/UEL e que contarão na peça suas histórias de vida, principalmente de quando chegaram na cidade e de sua infância", contou.
Conforme Tati Costa, as histórias são contadas a partir de pequenas caixas enfeitadas e decoradas com objetos ilustrativos. "Atrás da Igreja" irá reconstituir o clima das antigas quermesses, aproveitando o cenário natural da Capela da UEL e jardins que a circundam. "A apresentação terá um caráter interativo que brincará com o público, que viajará no tempo e se transformará nos freqüentadores da quermesse", comentou.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Tati Costa explica que, ao chegar, cada pessoa recebe um correio elegante com as instruções para escolher e encontrar suas "barraquinhas" de história. "Cada pessoa do público vai ouvir duas histórias. A partir daí, cada um pode se deliciar com as histórias recheadas de emoção. Únicas em si mesmas e, ao mesmo tempo, expressões da cultura, história e imaginário londrinense."
O projeto "Memórias da Cidade – Oficinas de teatro com idosos" integra a Rede Cidadania e é desenvolvido pela Casa das Fases – Núcleo de Arte de História – desde abril com senhores e senhoras da cidade. O objetivo, segundo Tati Costa, é revelar e democratizar histórias de Londrina sob perspectivas diversas, que não fazem parte da história chamada oficial, mas que expressam realidades sócio-culturais relevantes para a comunidade.
"Atrás da Igreja", é a segunda oficina de teatro e memória do projeto "Memórias da Cidade". "A primeira oficina foi desenvolvida em maio e junho, no bairro Chefe Newton Guimarães e a peça resultante foi ‘Tesouros do Chefe’." A assistente disse que as peças são constituídas pelas histórias dos participantes contadas através das caixas de memórias.