Mentira faz o nariz crescer. A máxima inspirada na clássica história de Pinóquio e que impressiona meninos e meninas também poderia servir de exemplo a muitos adultos. São para eles, as crianças crescidas, que a tradicional companhia Giramundo Teatro de Bonecos, de Minas Gerais, dedica o espetáculo ''Pinocchio'', que tem apresentação no Teatro Guairinnha, em Curitiba, de quinta a domingo.
A montagem dirigida por Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares é uma adaptação do texto de Carlo Calladi e utiliza diversas técnicas de manipulação.
A companhia existe desde a década de 70, mas a história de ''Pinocchio'' no Giramundo começou em 2002 quando Marcos Malafaia e Ulisses Tavares propuseram ao então diretor do grupo, Álvaro Apocalypse, a adaptação do texto ''As Aventuras de Pinocchio'', escrito pelo italiano Carlo Collodi (pseudônimo de Carlo Lorenzini), de 1883.
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Com a morte de Álvaro em 2003, o Giramundo optou por suspender temporariamente os trabalhos, que foram retomados em 2004 por Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares.
A montagem também contou com a colaboração da coreógrafa e bailarina Thembi Rosa, que realizou um trabalho de preparação corporal no grupo. A música foi composta pelo Grivo. Os bonecos, pela primeira vez na trajetória do Giramundo, foram confeccionados totalmente em madeira, na maioria das vezes, originada de móveis antigos e demolições. Pinocchio já cumpriu duas temporadas em Belo Horizonte e uma na França. Em Curitiba, fica em cartaz até o próximo domingo.
Serviço:
Pinocchio, de Giramundo Teatro de Bonecos. Espetáculo adulto
Datas e horários: quinta e sexta-feira às 21 horas; sábado às 18 e 21 horas e domingo às 19 horas
Local: Guairinha (entrada pela Rua XV de Novembro)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Telefone para informações: (41) 304-7961