Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Literatura

Pré-Londrix começa nesta segunda-feira

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 nov 2016 às 19:08

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 12ª edição do Festival Literário de Londrina (Londrix 12 anos) inicia nesta segunda-feira (21) com show de Simone Mazzer. A cantora londrinense, grande revelação da música popular brasileira neste ano, chama a atenção de público e crítica de todo o Brasil para a qualidade das letras de suas músicas. A apresentação será na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, na rua João Pessoa, 103-A. Os ingressos estão à venda no valor de R$ 20, e podem ser adquiridos na Sonkey.

Se o show de abertura renova os cuidados do Festival para a fusão da música e da palavra, o Londrix 12 Anos recebe também atrações já consolidadas, como o "Sarau Prosa e Poesia e Outras Delícias" (Prêmio Circulação Literária/2015 do Ministério da Cultura), o projeto "Um Dedo de Prosa nas Escolas" (Prêmio Nacional Circulação Literária, do MINC) e "Assalto Literário", (Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, também do MINC). Poesia e música estão presentes este ano em outros dois projetos: o Cabaré Londrix (com bandas da cidade), e o "Poesia In Concert", com poesia e música.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre os destaques desta primeira fase do festival, a diretora do Londrix, Christine Vianna, ressalta as ações formativas voltadas ao público infantil. Estão previstas diversas sessões de contação de histórias, lançamento de livros infantis e show de palhaços. "Até o dia 27 de novembro, teremos uma série de atividades que privilegiam o público em formação, que são as crianças. A programação tem tido um retorno muito bacana, com diversas escolas querendo participar. Dessa forma, atendemos a uma das principais funções do festival literário, que é ser um evento de formação", contou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Live 25

Oasis anuncia shows em São Paulo em novembro de 2025; veja como comprar ingressos

Imagem de destaque
'Oasis Live 25'

Oasis divulga anúncio de turnê no Brasil e deixa fãs eufóricos

Imagem de destaque
Não perca!

Biblioteca Pública de Londrina terá concerto do Quinteto de Cordas nesta segunda

Imagem de destaque
Prestigie!

Casa da Vila terá tradicional “Forró do Aluguel” neste domingo


O Londrix 12 anos também traz para a cidade os premiados Ignácio de Loyola Brandão e Ana Miranda, escritores pioneiros como o poeta concreto Wlademir Dias Pinos (precursor do poema-processo), autores que estão na linha de frente do ativismo literário, como o poeta Sergio Vaz, da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia de São Paulo) e, ainda, o escritor indígena Daniel Munduruku, da Casa dos Saberes Ancestrais. Além de nomes já consagrados, mais de 20 autores regionais estarão autografando os seus livros.

Publicidade


O curador do festival e docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL),
Frederico Fernandes, explicou o tema da 12ª edição do Festival Literário: "O desmonte da palavra". "A ideia do desmonte é que, na sociedade que a gente vive, de tensão e ideologias polarizadas, a palavra vem muito áspera, farpada. A lógica é tentar perceber a produção do sentido, como ele pode carregar o lado mais humano, perceber o que há de humanidade nesse conteúdo que sobra, e incentivar a reflexão, com base na literatura e no que a palavra pode nos trazer. Numa sociedade de tantos litígios, disputas e individualismo, vamos desmontá-la para recuperar o lado humano", frisou.


Recorde na poesia digital

Publicidade


O Festival Literário 2016 colhe os frutos também no campo da poesia digital, uma modalidade poética que se consolida. A "Mostra Londrix de Vídeo Poemas" chegou a quinta edição batendo recordes. Neste ano, 55 mil pessoas participaram das votações. "Clamor", do poeta Valdir Rodrigues, de Cambé, foi o vencedor. Os 12 vídeos poemas selecionados entre os 70 inscritos serão exibidos nos telões do Londrix na Vila Cultural Cemitério de Automóveis e no Museu Histórico.


Londrix Ocupa Museu

Publicidade


Como muitas das atividades da programação acontecem nas dependências do Museu Histórico, no pátio e estacionamento haverá uma nova atração: o "Londrix Drive In Food Truck", com comidas de boteco e exibição da série "Pássaros Ruins", uma coletânea de vídeos com poetas paranaenses.


Além dos lançamentos e sessões de autógrafo, no Museu Histórico acontecem o "Café das Letras", o "Café Arte Filosófico" e, pela primeira vez, o "Café com Elas", focado na literatura escrita por mulheres.

Publicidade


Londrix e universitários


Nesta edição, o Londrix dá início a um novo projeto que mobiliza a produção acadêmica da cidade. O Seminário de Dissertações e Teses em Andamento – S.E.D.A. – vai promover oito encontros onde mestres e estudiosos apresentam seus trabalhos sobre escritores e temas literários.


Segundo Fernandes, a parceria entre o Londrix e a comunidade acadêmica é muito importante. "A UEL possui sete programas de mestrado e dois doutorados na área de Letras. E ao levar nossos alunos para o festival, promovemos não só o debate, mas também o contato com o escritor, que é a principal fonte do nosso trabalho", frisou.

O Londrix conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A programação completa está disponível no site do festival.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo