Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Parada 100% online

Projeção cria arco-íris gigante na av. Paulista na Parada do Orgulho LGBTI

Dhiego Maia (Folhapress)
14 jun 2020 às 12:27
- Eduardo Anizelli/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

SÃO PAULO, SP - Violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Essas cores sempre pintaram o asfalto da avenida Paulista e os corpos de quem frequentou as 23 edições da Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo. Mas na edição atípica do evento deste ano, que acontecerá de forma 100% online neste domingo (14), as sete cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTI, serão vistas no seu lugar de origem: o céu.


A pandemia do novo coronavírus barrou pela primeira vez a aglomeração de milhares de pessoas na parada paulistana, considerada a maior do gênero no planeta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas a arte impediu que a doença provocada pelo vírus, cujo Brasil ocupa a segunda posição no número de mortes por Covid-19 em todo o mundo, apagasse o colorido tão característico da celebração.

Leia mais:

Imagem de destaque

Palmeiras perde Allianz em três jogos do Brasileirão por shows; veja datas

Imagem de destaque
Circuito Sertanejo

César Menotti e Fabiano voltam ao palco da ExpoLondrina com nostalgia e novos sucessos

Imagem de destaque
Line-up do 1º dia

Ludmilla e MC Cabelinho farão shows em dia dedicado ao funk no Rock in Rio

Imagem de destaque
Multiview

Coachella com show de Ludmilla será transmitido ao vivo pelo YouTube


Os raios multicoloridos são obra da artista porto-riquenha Yvette Mattern. Ela batizou as suas luzes a laser de "Global Rainbow" que, em tradução livre, significa "Arco-Íris Global".

Publicidade


O nome faz sentido. Mattern já rasgou com suas cores o céu de metrópoles como Cidade do México, Londres, Nova York, Toronto e Berlim. Na América do Sul, a instalação já deu as caras em Córdoba, na Argentina.


O arco-íris de Mattern estreia no Brasil em um momento simbólico tanto para a artista como para o país, que enfrenta uma crise institucional aprofundada pela pandemia.

Publicidade


Em entrevista à reportagem, Mattern, que fixou moradia entre Nova York e Berlim, diz que os seus jatos de luzes transcendem o ódio. "Eles se concentram na escuridão e celebram o que é belo no mundo, e isso inclui a força e o amor dentro da comunidade LGBTI", diz.


O Brasil figura como um dos países mais violentos no mundo para um LGBTI viver. Levantamento da Antra (Associação Nacional de Travestis e Trans) mostra que nem mesmo a pandemia fez cair o número de assassinatos contra a população T, a mais vulnerabilizada.
Entre janeiro e abril, a entidade contou 64 assassinatos de travestis e pessoas trans, uma alta de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.
O país também é governado por Jair Bolsonaro (sem partido), conhecido pelas várias declarações consideradas homofóbicas dadas ao longo de sua vida pública. Em uma delas, já como presidente, chegou a dizer que não queria que o Brasil fosse conhecido como um destino gay.

Publicidade


Nesse cenário, Mattern entende que seu arco-íris chega sobre o horizonte paulistano "no momento pertinente e mais simbólico".
O "Global Rainbow" foi projetado pela primeira vez no céu de Nova York, em 2009, numa ocasião também importante para os norte-americanos: o Dia de Martin Luther King Jr. (1929-1968), comemorado em 18 de janeiro.


O líder pacifista assassinado inspirou lutas pelos direitos civis e teve seu nome revisitado nos recentes protestos pela igualdade racial que sacodem os Estados Unidos. "O 'Global Rainbow' tem sido um forte símbolo de esperança, diversidade e unidade desde sua estreia e continua sendo até hoje. Conseguir mostrá-lo no Brasil é um presente que me deixou muito feliz", afirma a artista.

Publicidade


Os feixes de luzes são potentes. Eles serão projetados, a partir das 19h, no topo de um prédio na rua do Paraíso, que é virado em direção à rua da Consolação. Permanecerão iluminando o céu da região da Paulista até as 22h.


O arco-íris a laser, segundo Mattern, poderá ser visto num raio de 60 km de distância. As luzes ficarão acesas por 15 minutos ininterruptos e serão apagadas de forma intercalada a cada 5 minutos. Mattern explica que a projeção é feita de uma maneira que não prejudica o espaço aéreo.
É com uma frase retirada de um discurso célebre de Martin Luther King Jr. que a artista diz querer que os seus raios coloridos sejam lembrados em São Paulo. "Escuridão não pode expulsar a escuridão; somente a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio; somente o amor pode fazer isso".
A projeção tem apoio da secretaria de Cultura da gestão Covas (PSDB) e patrocínio da PepsiCo.

PARADA LGBTI ONLINE
A parada LGBT 100% online terá oito horas de duração.
Sob o tema "Sejamos o pesadelo dos que querem roubar a nossa Democracia", o evento reunirá, a partir das 14h deste domingo, apresentações musicais de nomes como Daniela Mercury e Gloria Groove, além de depoimentos de Pabllo Vittar, Ivete Sangalo, Katy Perry e Mel C.
Com apresentação de Fih e Edu, do Diva Depressão, e participações de Lorelay Fox, Spartakus Santiago e muitos outros influenciadores, o evento será transmitido por 11 canais do YouTube, além do GNT.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade