O Teatro Zaqueu de Melo vai receber nesta quinta-feira (18), às 19h, o Projeto Harmônico com o show de Luciano Silva e Grupo. A apresentação vai trazer ao público o Jazz Contemporâneo com obras de compositores de referência mundial. As entradas custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia) e devem ser adquiridas na Sonkey (rua Senador Souza Naves, nº 9, centro). O teatro fica na avenida Rio de Janeiro, 413, também na região central de Londrina.
O público vai ter contato com composições de Pat Metheny, Ralph Towner, Hermeto Pascoal, Brian Blade e Thelonious Monk. Luciano Silva é graduado em música e mestre em História Social, além de arranjador, compositor, educador musical e guitarrista. Ele desenvolve sua carreira desde 1987 e atuou com diversas bandas de Jazz, MPB e Rock.
A apresentação vai contar com os músicos: André Mendes no contrabaixo, Marcello Casagrande no vibrafone, Gilberto de Queiroz no sax e trompete, Bruno Cotrim na bateria e Luciano Silva no violão MIDI. Ao todo serão cinco apresentações ao longo de 2015.
Leia mais:
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Em abril, o primeiro show foi com o baterista Téo Lima e músicos que fizeram um repertório nacional com Djavan, Tom Jobim e Ivan Lins. "O projeto tem esse intuito de trazer músicas que não escutamos na grande mídia. Cada músico que se apresenta tem um estilo diferente que se comunica entre si, como o jazz, blues e o samba", explica o produtor, Jorge Fordiani.
Estruturas Melódicas e Improvisação
Nesta quarta (17), às 19h30, no auditório da Sonkey, Luciano Silva vai realizar o workshop "Estruturas Melódicas e Improvisação". A entrada é um quilo de alimento não perecível. O workshop tem a intenção de aguçar a escuta musical dos participantes. A atividade vai partir da seguinte questão: quais elementos que compõem a melodia? A partir deste questionamento, o músico vai mostrar que alguns elementos organizados podem ser reconhecidos em grande parte das melodias e aplicados na improvisação.
O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).