Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Relacionamentos em cena

Jackeline Seglin - Folha de Londrina
15 fev 2005 às 16:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A temática dos conflitos conjugais na visão do dramaturgo Mário Bortolotto motivou três atores de Londrina a encenarem a peça ''Felizes Para Sempre''. Na entressafra teatral da cidade, Simone Andrade, Sérgio Mello e Luiz Eduardo Pires fazem a estréia do espetáculo no dia 10, às 21 horas, no Teatro Zaqueu de Melo.

Escrito em 1999 e considerado o mais realista dos textos do dramaturgo londrinense, ''Felizes para Sempre'' revela uma série de relações complicadas entre homens e mulheres, em diálogos ácidos e de humor irônico. Os atores revezam-se na direção e na interpretação de três casais em diferentes histórias, marcadas pela agilidade narrativa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dirigida por Luiz Eduardo Pires, ''O Rei do Amor Está Morto'' retrata o relacionamento desgastado e fútil de Jadir e Alice. A cena, cujo título remete a uma canção de Nina Simone, usa da ironia e do bom-humor para evidenciar o relacionamento de amor e ódio do casal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar

Imagem de destaque
Evento inédito

1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina

Imagem de destaque

Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta

Imagem de destaque
Postou vídeo no X

Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025


Nas outras duas cenas, Sérgio Mello assume a direção. ''Speak Easy'' mostra o conflito entre o personagem Pedro, um sujeito passivo, cansado de levar uma vida desregrada, e sua mulher Lúcia, ligada à boêmia.

Publicidade


Mais pesada e violenta, ''Sweet Emily'' aborda o mesmo conflito conjugal, entretanto, envolve uma relação estranha. É a história de um pugilista decadente e bêbado, casado com uma garota doce e compreensiva. Uma relação de amor e ódio que fecha o espetáculo apresentando o casal Carlos e Emília.


''O texto chamou a atenção por tratar de relacionamentos amorosos e trabalhar os personagens de forma mais realista. Nessa peça, o público espia as discussões. É meio voyeur. Com isso, as pessoas acabam se identificando, porque são situações que podem acontecer com elas'', diz Simone Andrade.

Publicidade


A montagem é ambientada em um quarto simples e decadente. A iluminação é feita com luminárias no palco. A sonoplastia com foco diferenciado das trilhas sonoras de Bortolotto é calcada na música clássica. Beethoven, Mozart, Bach, Schubert e Strauss pontuam as cenas.


O trio de atores montou a peça no período de final de ano, com os ensaios concentrados em janeiro, no Sesc-Aeroporto. Esse projeto independente reuniu Simone Andrade, que iniciou carreira na Armazém Companhia de Teatro e também é atriz do Plantão Sorriso; Luiz Eduardo Pires, que já atuou em diversos espetáculos como ator e dirigiu ''www.oz'', da Escola Municipal de Teatro (EMT); e Sérgio Mello, ator do Plantão Sorriso e professor da EMT, com 18 anos de experiência teatral.

Publicidade


O texto ''Felizes Para Sempre'' foi encenado pela primeira vez em 1999, com a apresentação de uma das cenas no evento Cabarezinho, pelo próprio Bortolotto e os atores Márcio Américo, Christine Vianna e Fernanda D'Umbra. No ano seguinte, a peça foi mostrada na íntegra na programação do Festival Internacional de Londrina, pelo casal Bortolotto e Fernanda D'Umbra.



Serviço:
Felizes para Sempre

texto de Mário Bortolotto
Elenco: Simone Andrade, Sérgio Mello e Luiz Eduardo Pires

Estréia: 10 de fevereiro, quinta-feira, às 21 horas
Em cartaz: sexta a domingo até 20 de fevereiro
Local: Teatro Zaqueu de Melo
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 413
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia para estudantes, classe artística e aposentados)
Apoio cultural: Sesc-Aeroporto


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo